São Paulo, domingo, 07 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Secura na boca causa problemas

JULIO ABRAMCZYK

Relatos de reações adversas aos remédios são freqüentes. Pouco descritas, porém freqüentes, são as reações que muitos medicamentos causam na cavidade oral.
Nos idosos, em particular, causa transtornos e afeta a sua qualidade de vida. Entre os problemas estão os relacionados à xerostomia, a secura na boca resultante da diminuição ou suspensão da secreção de saliva pela glândula salivar.
Podem surgir problemas na mucosa da cavidade oral causando mau hálito ou lesões na região subjacente à prótese dentária, levando à dificuldade em manter na boca a prótese não só para as refeições mas também para a própria atividade social do idoso.
Na reunião do Colégio Europeu de Odontogeriatria, em setembro, na Finlândia, os cirurgiões-dentistas Fernando L. B. Montenegro e colaboradores (L. M. M. Pereira, L. Marchini, D. F. Nascimento e R. F. Brunetti) apresentaram resultado de pesquisa sobre efeitos adversos de medicamentos de uso geral na cavidade oral.
Analisando 450 grupos farmacológicos com mais de 8.000 remédios, concluíram que muitas das drogas usadas por idosos podem provocar efeito colateral na cavidade bucal. Entre os problemas, secura na boca (36%), resultante da diminuição ou suspensão da secreção salivar; excesso de produção de saliva (4,3%); problemas na gengiva (18,4%) e na língua, resultando em alterações no gosto e sabor (13,4%), e dificuldade para deglutir (12,5%).

Texto Anterior: Exame detecta insuficiência cardíaca
Próximo Texto: Cardiologia 1: Entidade lança manual prático
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.