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Avariada, caixa-preta do jato poderá ser levada para análise nos Estados Unidos
DA REPORTAGEM LOCAL
A Aeronáutica deve decidir
hoje se a caixa-preta do Learjet
será periciada nos EUA. Como
o aparelho foi avariado no acidente, isso prejudicaria sua
análise no Brasil, que só dispõe
de tecnologia para avaliar o
equipamento intacto.
"Temos máquina aqui para
periciar o aparelho inteiro, mas
a caixa-preta sofreu uma pancada violenta, está avariada.
Talvez amanhã [hoje] decidamos isso", afirmou o tenente-coronel Wagner Cyrillo, chefe
do Seripa (Serviço Regional de
Investigação e Prevenção de
Acidentes Aeronáuticos), que
investiga as causas do acidente.
Essa caixa-preta se chama
CVR (Cockpit Voice Recorder)
e contém todos os diálogos desde a autorização para decolagem até a queda da aeronave.
São conversas entre a tripulação e do piloto e do co-piloto
com os controladores de vôo da
torre do Campo de Marte.
O laboratório norte-americano que possui a tecnologia necessária para periciar caixas-pretas danificadas pertence ao NTSB (National Transportation Safety Board, agência que
investiga acidentes da aviação
civil nos EUA).
Além dessa conversa, o Seripa também está com a gravação
do contato feito entre a torre de
controle e o Learjet. De acordo
com o coronel Carlos Minelli
de Sá, chefe do SRPV (Serviço
Regional de Proteção ao Vôo), o
controle orientou a tripulação a
virar à esquerda após a decolagem, mas o jato virou à direita.
Esse diálogo, porém, será
avaliado aqui no Brasil pelo Seripa. Os destroços do jato estão
depositados no hangar da FAB
em Guarulhos.
Apesar de inicialmente a Aeronáutica ter dito que a conclusão do laudo sobre as causas do
acidente levariam 90 dias, o Seripa acredita que ele não ficará
pronto antes de março de 2008.
(KLEBER TOMAZ)
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