São Paulo, quarta-feira, 07 de novembro de 2007

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Avariada, caixa-preta do jato poderá ser levada para análise nos Estados Unidos

DA REPORTAGEM LOCAL

A Aeronáutica deve decidir hoje se a caixa-preta do Learjet será periciada nos EUA. Como o aparelho foi avariado no acidente, isso prejudicaria sua análise no Brasil, que só dispõe de tecnologia para avaliar o equipamento intacto.
"Temos máquina aqui para periciar o aparelho inteiro, mas a caixa-preta sofreu uma pancada violenta, está avariada. Talvez amanhã [hoje] decidamos isso", afirmou o tenente-coronel Wagner Cyrillo, chefe do Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que investiga as causas do acidente.
Essa caixa-preta se chama CVR (Cockpit Voice Recorder) e contém todos os diálogos desde a autorização para decolagem até a queda da aeronave. São conversas entre a tripulação e do piloto e do co-piloto com os controladores de vôo da torre do Campo de Marte.
O laboratório norte-americano que possui a tecnologia necessária para periciar caixas-pretas danificadas pertence ao NTSB (National Transportation Safety Board, agência que investiga acidentes da aviação civil nos EUA).
Além dessa conversa, o Seripa também está com a gravação do contato feito entre a torre de controle e o Learjet. De acordo com o coronel Carlos Minelli de Sá, chefe do SRPV (Serviço Regional de Proteção ao Vôo), o controle orientou a tripulação a virar à esquerda após a decolagem, mas o jato virou à direita.
Esse diálogo, porém, será avaliado aqui no Brasil pelo Seripa. Os destroços do jato estão depositados no hangar da FAB em Guarulhos.
Apesar de inicialmente a Aeronáutica ter dito que a conclusão do laudo sobre as causas do acidente levariam 90 dias, o Seripa acredita que ele não ficará pronto antes de março de 2008. (KLEBER TOMAZ)


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