São Paulo, sábado, 07 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SISTEMA CARCERÁRIO

Presídios federais passarão a ter visita virtual para os detentos

DO ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA

Os quatro presídios federais do país passarão a utilizar um sistema de visita virtual de presos. Parentes dos detentos poderão usar um monitor instalado em defensorias públicas nos Estados para falar em videoconferência com os detentos.
Segundo Wilson Damázio, delegado da Polícia Federal e diretor do Sistema Penitenciário Federal do Ministério da Justiça, os equipamentos estão em fase de testes, e os resultados são positivos. "A mãe de um preso que estava em Manaus chegou a beijar a tela do computador depois de falar com o filho que está detido em Campo Grande."
A expectativa do ministério é que os equipamentos estejam em pleno funcionamento no começo de 2010.
Damázio disse que as estatísticas do complexo penitenciário federal mostram um índice muito baixo de visitas de familiares aos detentos. A instalação do sistema de videoconferência visa facilitar a ressocialização dos prisioneiros. "Estamos pensando no direito do preso de receber visitas. Muitas das famílias dos detentos não têm condições de se deslocar para os presídios."
O novo sistema custará cerca de US$ 300 mil (aproximadamente R$ 550 mil), de acordo com Damázio.
Famosos por receberem condenados considerados perigosos e "indesejados" pelos sistemas penitenciários estaduais, os presídios federais ficam em quatro municípios: Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO). Essas unidades abrigam cerca de 300 pessoas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Segurança: Sem bom salário, policial é alvo fácil de propina, diz Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.