São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unidades terão aparelhos de raio-x para visitantes de presos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Para tentar diminuir a necessidade das chamadas revistas íntimas de mulheres que visitam os maridos presos, uma equipe do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) esteve no Reino Unido para negociar a compra de equipamentos de raio-X de última geração.
Cada um custa cerca de R$ 400 mil e a idéia do governo federal é que os 26 Estados e o Distrito Federal tenham pelo menos um desse equipamento a partir do ano que vem. O negócio ainda não foi fechado.
A revista íntima, regulamentada pelas legislações estaduais, é alvo de constantes polêmicas. Há denúncias de abusos e da participação de policiais e de carcereiros nas revistas, em vez de agentes de saúde preparados para isso.
De um lado, a mulher visitante passa pelo constrangimento de ser obrigada a se despir e a ser tocada intimamente antes de entrar no presídio. Por outro, nessas revistas, tem sido cada vez mais comum elas serem flagradas com drogas e telefones celulares.
O equipamento britânico, segundo o Depen, tornaria desnecessário esse tipo de revista, pois possui tecnologia suficiente para flagrar a presença de drogas ou de celulares escondidos no órgão genital.
"Ao saberem que existe um equipamento como esse, que não deixa passar nada, as mulheres não vão nem se arriscar", afirma o diretor-geral do Depen, Airton Michels. (ES)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Litoral de SP prepara temporada de shows
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.