São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Só carro licenciado pela 1ª vez em 2009 não fará inspeção

Ontem, o site para agendamento da vistoria funcionou, após 2 dias sem acesso

O agendamento está aberto para carros com final 1; data é marcada 3 dias após o pagamento de R$ 52,73; vistoria inicia em fevereiro

RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL

Só os veículos licenciados pela primeira vez em 2009 estão isentos da inspeção veicular obrigatória instituída no município de São Paulo.
A inspeção, que começou no ano passado para a frota a diesel, será obrigatória neste ano também para carros a gasolina, álcool e gás natural fabricados desde 2003, além de toda a frota de motos. Isso representa cerca de 2,8 milhões de veículos (45% do total de 6,3 milhões da frota da cidade).
Essa regra chegou a provocar ontem um desencontro entre a gestão Gilberto Kassab (DEM) e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Ontem à tarde, a prefeitura classificou como "equívoco" a portaria do Detran 2.762, de 29 de dezembro, publicada no site do órgão, que diz que veículos fabricados a partir de 2007 e licenciados em 2008 estavam isentos, já que ainda não completaram um ano de uso.
Procurado pela reportagem no final da manhã, o Detran confirmou as informações da portaria. No final da tarde, a Secretaria Municipal do Verde disse ter havido erro na elaboração do documento e corrigiu a informação: apenas os veículos licenciados pela primeira vez em 2009 estão isentos.
O Detran confirmou a mudança no início da noite, atribuindo o "erro" à secretaria. A portaria será republicada.
O órgão não informou ontem quantos veículos foram licenciados pela primeira vez em 2008. Mas, entre janeiro e novembro, a capital paulista já havia incorporado 311 mil carros e motos a mais, entre veículos novos e transferidos.

Agendamento
Ontem, o site da Controlar para agendamento das inspeções de veículos com final de placa 1 funcionou normalmente, após ter ficado lento e fora do ar até anteontem.
Entretanto, o agendamento de fato ainda não começou, já que o motorista só pode marcar a data da inspeção três dias após o pagamento do boleto de R$ 52,73, impresso no site mediante fornecimento do número do Renavam. A vistoria começa em 1º de fevereiro.


Texto Anterior: Chocados, colegas dizem que docente era "exemplar"
Próximo Texto: Saiba mais: Atraso em centros causou redução do número de vistorias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.