São Paulo, sábado, 08 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prefeitura "liberta" a figueira acorrentada

Árvore centenária estava presa a um muro

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

A figueira centenária do largo da Memória, no centro de São Paulo, foi finalmente "libertada". Os grilhões que a prenderam por mais de 20 anos ao muro da Xavier de Toledo foram cortados por técnicos da prefeitura.
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente esteve lá anteontem e confirmou que a árvore está em bom estado.
Ela não tinha risco de cair e a corrente que a prendia não tinha razão de ser. Parte dela foi cortada e deixou de ligar a figueira à parede, como se a árvore quisesse fugir.
Apenas o pedaço que já estava dentro da árvore não foi removido, porque isso poderia causar ferimentos no tecido da figueira e deixá-la vulnerável a doenças e pragas.
A vistoria foi feita após a Folha mostrar que a árvore estava assim há anos, sem que a corrente fosse notada.

CONSERVAÇÃO
O laudo da vistoria diz que a parte inferior do tronco da Ficus organensis tem sinais de lesões cicatrizadas e de lesões nas raízes -que são características da espécie.
O diagnóstico acrescenta que "sua copa é frondosa e está bem distribuída".
Segundo os técnicos, a corrente foi colocada há muito tempo, provavelmente com a intenção de conter o crescimento da árvore. Mas uma das pontas da cadeia já estava quebrada e ela não servia mais à função inicial.
Hoje resta apenas uma ponta da corrente saindo no muro e outra atravessando um pedaço do tronco, para lembrar da história recente.
O largo onde a árvore foi acorrentada é tombado. Lá está o obelisco -monumento mais antigo de São Paulo, criado em 1814- e o chafariz inativo, feito em 1922.
Ali era ponto de encontro de viajantes, que paravam na bica para encher seus cantis.
Segundo Sidnéa Silva, presidente da Ação Local Ladeira da Memória, o largo ganhou este nome devido ao obelisco em homenagem ao governo, porque obeliscos são sempre erguidos "à memória de algum fato".


Texto Anterior: Foco: Diretora de parque quer fechar a estrada para Castelhanos
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.