São Paulo, quarta-feira, 08 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

contra

Para Roger, fumante é tratado como sem-caráter


Parece que o fumante é um grosso, que fuma porque quer


DA REPORTAGEM LOCAL

"É preconceito", diz o músico Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, sobre a proibição de fumar em ambientes fechados. Para ele, fumante há 35 anos, as restrições deveriam se estender ao álcool, que também faz mal à saúde. "Os bêbados me incomodam muito, provocam acidentes de carro, às vezes cometem crimes. Vamos nivelar tudo, proibir tudo também". (MARIANA BARROS)

 

FOLHA - O veto é preconceituoso em relação ao fumante?
ROGER MOREIRA
- Parece que o fumante é um grosso, que fuma porque quer, que não se incomoda com os outros... Essa desculpa de que estou fazendo mal à saúde do outro, há controvérsia. Se ficar provado, OK, vamos tirar também quem estiver fazendo mal para mim. Ônibus a diesel? Tira. O outro bebeu e me encheu o saco? Tira. É justo ou não é justo.

FOLHA - E agora que virou lei?
ROGER
- Acho hipócrita, porque na hora de resolver problema de falta dinheiro, aumenta-se o imposto de cigarro. Se todo mundo parasse de fumar hoje, o Brasil ia ter de descolar dinheiro em outro lugar...

FOLHA - Como você acha que será na prática?
ROGER
- O [ex-prefeito Paulo] Maluf já tinha proibido fumar em shopping, e os próprios lojistas fazem vista grossa porque querem essas pessoas. E os donos de bares, como vai ser? Mesa na rua, mas daí não pode. Ainda por cima tratam o fumante como um cara sem caráter, quando se sabe que é um vício, é doença como o alcoolismo. Acho muita intolerância...

FOLHA - E o fumante passivo?
ROGER
- Tem o fumante passivo e tem o alcoólatra passivo, o cara que está andando na calçada e de repente um bêbado o atropela. Pra mim, é preconceito, pura e simplesmente.


Texto Anterior: Associações de bares e restaurantes irão à Justiça contra a lei
Próximo Texto: A favor: É um respeito à maioria, afirma Milton Hatoum
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.