São Paulo, sexta, 8 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Peguei essa infecção aqui'

da Reportagem Local

Tosse, suores noturnos, dor de cabeça e catarro com sangue. Luciano Gonçalves da Silva tem sintomas, mas não a certeza médica de um diagnóstico de tuberculose.
Seu nome não está entre os 56 presos listados pela Polícia Civil e pelo Poder Judiciário com a doença, mas consta de uma outra relação, a dos que têm exame de HIV (vírus causador da Aids) positivo.
Nas duas últimas semanas, seu estado de saúde piorou. A voz de Luciano está sumindo. Cada vez mais rouca e fraca, ela sai com esforço enquanto fala com a cabeça baixa.
Se a doença se agrava, pede ao "faxina", preso responsável pela limpeza das celas, que chame os policiais. Assim, quase toda semana vai parar no pronto-socorro, mas volta.
Luciano e os outros 10 doentes graves do 7º DP são obrigados a dormir no pátio, onde ficam expostos ao frio e à chuva. O pátio é o lugar onde os presos penduram roupas e caminham durante o dia. Com cerca de 90 metros quadrados, ele é cercado pelas celas.
"Quando entrei aqui, estava bem. Peguei na cadeia essa infecção no pulmão."
Além da fala, difícil também é se locomover. Luciano anda arrastando os pés e fica cansado com esforços simples, como subir dois lances de uma escada.
"Se movimentar muito, a respiração falta. Tem dias que eu amanheço muito ruim demais, nem consigo andar", afirma.
Condenado pela segunda vez por roubo, o prensista Luciano, 30, que é solteiro e morava com os pais, diz ter constatado ser portador do vírus HIV em 1994, em um exame na Penitenciária do Estado, no Carandiru (zona norte de São Paulo).
Mesmo assim, fez outro exame, exigência, diz, para que seja aceita sua internação no hospital do sistema penitenciário.
"Aqui eu não tomo remédio nenhum. No hospital, eles só aceitam você no último estágio da doença. Vai deixar chegar lá? Aí pode ser tarde." (MG)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.