São Paulo, sexta, 8 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RODÍZIO EM SP
Até ontem, investigação já havia confirmado 34 casos de pessoas que pediram liberação para mais de um carro
64 deficientes podem ter cadastro irregular

FABIO SCHIVARTCHE
da Reportagem Local

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) estima que 64 deficientes físicos estão com o cadastro do rodízio estadual irregular na Grande São Paulo.
Até ontem, os técnicos já haviam descoberto no sistema de informática da secretaria 34 casos de deficientes que cadastraram mais de um veículo -69 carros, ao todo. O cadastro libera o veículo do rodízio, mas cada deficiente pode inscrever apenas um carro.
Investigação da SMA encontrou 33 casos de pessoas que pediram, por meio de entidades que prestam serviços a deficientes, a liberação para mais de um carro. O outro caso foi de um paulistano que solicitou pessoalmente a liberação de três carros do rodízio, alegando ser portador de deficiência física.
Além desses 34 casos de irregularidades comprovadas, estimativas da SMA apontam para outros 30 casos (pelo menos mais 60 carros) que teriam sido praticados por pessoas físicas ao solicitar a liberação de mais de um veículo.
Segundo Sérgio Pascoal Pereira, subcoordenador do rodízio, não é possível dizer se essas pessoas agiram de má-fé. "Estamos verificando o que aconteceu, mas já iniciamos a alteração do cadastro de portadores de deficiências", diz.
Segundo ele, as cerca de 60 pessoas que cadastraram mais de um veículo no rodízio estão sendo notificadas. "Vamos manter o cadastro mais recente no sistema e anular a permissão anterior."
Em 1997, 4.411 portadores de deficiências físicas haviam solicitado a liberação do rodízio. Este ano, foram concedidas mais 1.143 licenças.
Como se cadastrar
O portador de deficiência que ainda não está cadastrado pode solicitar a licença até o final da operação. Mas para facilitar a anulação de multas, a SMA aconselha a fazer o cadastro o mais rápido possível.
O cadastro pode ser feito pelo correio (por carta registrada) ou pessoalmente, das 9h às 16h, no posto de atendimento, localizado à rua Natingui, 1.487, Alto de Pinheiros, CEP 05443-002.
É preciso anexar cópias do certificado de propriedade do veículo, da habilitação e do RG do motorista.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.