UOL


São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maus hábitos causam danos

DA REPORTAGEM LOCAL

Os distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) são pouco frequentes nas crianças, mas podem se manifestar após o nascimento dos dentes definitivos, época em que a mandíbula termina de se formar.
Os principais problemas que podem levar aos distúrbios da ATM são má oclusão e maus hábitos, como mastigação incorreta -o certo é que a criança mastigue de boca fechada e com os dois lados- e respiração oral.
Segundo o cirurgião-dentista Daldy Endo Marques, os pais devem ficar atentos a esses hábitos e, se houver dúvidas, a orientação é para que procurem profissionais adequados para um acompanhamento preventivo, como dentistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Mas, atenção: esses profissionais devem ter algum tipo de especialização.
A fonoaudióloga Esther Bianchini afirma que o trabalho fonoaudiológico passa pela organização muscular e funcional, com objetivo de prevenir problemas futuros.
Segundo Bianchini, o tratamento dos distúrbios da articulação temporomandibular tem sido procurado com muita frequência por pessoas que se queixam de cansaço, dor e até piora da voz após falar muito.
Esses sintomas estão associados à redução do movimento da mandíbula e a desvios do seu percurso durante a fala.
Nesses casos, diz Bianchini, a disfunção da articulação temporomandibular pode limitar o trabalho fonoaudiológico, que deverá ser realizado por uma equipe interdisciplinar.


Texto Anterior: Manifestações tornam difícil o diagnóstico
Próximo Texto: Entrevista: Médica defende parto sem corte cirúrgico na vagina
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.