São Paulo, domingo, 08 de junho de 2008

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Branco diz que solução para a cidade requer iniciativa privada

DO COORDENADOR DE ARTIGOS E EVENTOS

Para o engenheiro Adriano Murgel Branco, é preciso no mínimo triplicar as linhas de Metrô hoje existentes em São Paulo para desafogar o trânsito da cidade. E os recursos para isso? Precisam vir da iniciativa privada, diz ele.
"A principal solução que eu vejo está na concessão urbanística", afirma Branco. Previsto no Plano Diretor da cidade, o instrumento permite que, por exemplo, a área em que uma estação do Metrô vai ser construída seja transferida para a iniciativa privada, que se encarregaria das desapropriações e poderia explorar comercialmente a região. "Em troca, construiria a linha", explica.
"Em Tóquio, por exemplo, cerca de 75% da renda do metrô vem de especulação imobiliária. Só o restante é tarifa."
Branco diz que o mecanismo pode funcionar no Brasil. "Mas isso tem que ser feito pela iniciativa privada, que sabe especular. Com tanto dinheiro perdido no trânsito, não é possível continuar sem fazer nada."
Segundo seus cálculos (e não só os seus chegam a esse resultado), São Paulo tem perdas anuais próximas de R$ 30 bilhões por causa do trânsito. O valor supera o orçamento da cidade -situação que já ocorria em 1958, diz Branco. (UM)


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