|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Branco diz que solução para a cidade requer iniciativa privada
DO COORDENADOR DE ARTIGOS E EVENTOS
Para o engenheiro Adriano
Murgel Branco, é preciso no
mínimo triplicar as linhas de
Metrô hoje existentes em São
Paulo para desafogar o trânsito
da cidade. E os recursos para isso? Precisam vir da iniciativa
privada, diz ele.
"A principal solução que eu
vejo está na concessão urbanística", afirma Branco. Previsto
no Plano Diretor da cidade, o
instrumento permite que, por
exemplo, a área em que uma estação do Metrô vai ser construída seja transferida para a
iniciativa privada, que se encarregaria das desapropriações e
poderia explorar comercialmente a região. "Em troca,
construiria a linha", explica.
"Em Tóquio, por exemplo,
cerca de 75% da renda do metrô
vem de especulação imobiliária. Só o restante é tarifa."
Branco diz que o mecanismo
pode funcionar no Brasil. "Mas
isso tem que ser feito pela iniciativa privada, que sabe especular. Com tanto dinheiro perdido no trânsito, não é possível
continuar sem fazer nada."
Segundo seus cálculos (e não
só os seus chegam a esse resultado), São Paulo tem perdas
anuais próximas de R$ 30 bilhões por causa do trânsito. O
valor supera o orçamento da cidade -situação que já ocorria
em 1958, diz Branco.
(UM)
Texto Anterior: Engenheiro estuda trânsito há 52 anos Próximo Texto: Saúde/Cirurgia robótica: Robô já realiza cirurgias de próstata e endometriose Índice
|