São Paulo, domingo, 08 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Sol de inverno também queima

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

As férias e o inverno estão chegando e, para aqueles que fizerem passeios nas montanhas geladas, é recomendável o mesmo cuidado com a pele que temos quando vamos às nossas ensolaradas praias no verão.
Os dermatologistas do M. D. Anderson Center, da Universidade do Texas, Estados Unidos, assinalam que o tempo frio e o céu nublado oferecem uma falsa segurança que não deve ser ignorada pelas pessoas expostas ao frio.
Nos dias nublados, explicam, é errado pensarmos não haver risco em relação aos raios solares ultravioleta, profundamente prejudiciais para a pele, pois passam através das nuvens. E quando estamos ao ar livre, é impossível evitar totalmente esses raios ultravioleta nas áreas expostas do corpo.
Nas montanhas, o risco de queimaduras ao bronzear-se é maior por haver menor bloqueio dos raios solares. Mesmo quando sentimos frio podemos, sem os necessários cuidados, acabar apresentando queimaduras originadas pela radiação solar.
A recomendação dos especialistas para as férias nas alturas geladas das montanhas é usar jaquetas de manga comprida, chapéu e luvas; usar óculos de sol que ofereçam 100% de proteção UV; proteger o queixo e os ouvidos e, principalmente, usar cremes protetores nas áreas do corpo que ficam sujeitas a queimaduras pelo sol.

julio@uol.com.br

BAHIA RECEBE 21º CONGRESSO BIOMÉDICO
Pesquisadores da área da tecnologia em saúde estarão reunidos em Salvador, Bahia, de 16 a 20 de novembro, durante o 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. A reunião será realizada ao mesmo tempo em que ocorre o 4º Congresso Brasileiro de Engenharia Clínica e o 6º Fórum de Tecnologia Aplicada à Saúde. Informações: www.cbeb2008.cefetba.br.


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.