São Paulo, segunda-feira, 08 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Identificação de corpos inclui fotos, digitais e material genético

MATHEUS MAGENTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FERNANDO DE NORONHA

Os corpos resgatados pela Marinha devem chegar amanhã a Fernando de Noronha para o processo de identificação. Peritos da Polícia Federal e da Polícia Científica de Pernambuco vão colher material genético e digitais.
Também serão feitas fotografias das pessoas e dos objetos pessoais, como roupas, brincos ou mochilas, para serem enviadas aos parentes.
A estrutura montada pela Aeronáutica conta com um galpão, dois contêineres refrigerados e materiais necessários para uma primeira identificação.
Segundo o perito da PF Jeferson Evangelista, coordenador da equipe, oito especialistas foram enviados a Noronha para acelerar os trabalhos.
"As informações colhidas seguirão para Brasília ao mesmo tempo em que os corpos seguem para o IML [Instituto Médico Legal] de Recife", disse.
O DNA coletado será analisado no laboratório de genética forense do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília.
A depender do estado em que os corpos forem encontrados, os peritos podem colher impressões digitais e analisá-las no sistema Afis (banco de dados de impressões digitais) da Polícia Federal.
Após a pré-identificação em Noronha, que deve durar algumas horas, os corpos serão encaminhados a Recife para a realização das necropsias.
A equipe enviada a Noronha é composta de dois peritos de medicina, dois de odontologia, um de DNA, um médico legista, dois papiloscopistas e um auxiliar em necropsia.

Coleta
No Rio de Janeiro, peritos da PF começaram a colher saliva, cabelo e sangue de familiares das vítimas. Os parentes foram entrevistados por agentes da PF para tentar identificar também a estatura, cicatrizes, próteses, tipo de cabelo e até a roupa que o passageiro usava no dia do embarque.
A Interpol ficou responsável pela coleta de informações, de modo padronizado, das vítimas estrangeiras.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.