|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Nova regra faz cadeirinha "sumir" de lojas
Entra em vigor amanhã resolução que torna a falta do equipamento infração gravíssima -multa de R$ 191,54
Departamento Nacional de Trânsito diz que, como houve 2 anos para adaptação à norma,
não haverá prorrogação
JULIANNA GRANJEIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Às vésperas da obrigatoriedade de cadeirinhas infantis nos bancos traseiros dos
carros, os pais encontram dificuldades para comprá-las.
A resolução do Contran
(Conselho Nacional de Trânsito) que estabelece a falta do
acessório como infração gravíssima a partir de amanhã
fez as cadeirinhas sumirem.
A multa é de R$ 191,54,
com sete pontos na carteira.
O modelo mais difícil de
ser encontrado é o booster
-elevação de assento. "A fila
de espera é quatro vezes
maior do que o volume de
venda. A previsão das importadoras é de regularizar o estoque em julho", diz Fábio
Dourador, da Loja do Bebê.
Segundo ele, o estoque de
cadeirinhas da loja virtual,
que dura dois meses, acabou
em duas semanas.
A fábrica Burigotto, de Limeira (151 km de SP), ampliou a produção em mais de
100% e ainda tem fila. "Todo
dia tem carregamento, mas
as lojas vendem antes de receber os produtos. Então dá a
impressão de que o acessório
não chega", afirma a supervisora Margarete Bertoni.
Na rede Alô Bebê, a dificuldade é a mesma. "Houve aumento de 25% na venda de
cadeirinhas. Nos últimos três
fins de semana, todos os
boosters foram vendidos",
afirmou Milton Bueno, gerente de marketing das lojas.
A recomendação do Contran, aprovada em 2008, é
que crianças de até um ano
sejam levadas no bebê-conforto. De um a quatro, em cadeirinhas. De quatro a sete
anos e meio, o ideal é o booster. Já as de sete e meio a dez
devem ir só no banco traseiro, com cinto de segurança.
O preço dos modelos varia
de R$ 100 a mais de R$ 1.000.
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) informou que, como houve
dois anos para adequação à
lei, não haverá prorrogação.
Na cidade de São Paulo, a
Polícia Militar e a CET (Companhia de Engenharia de
Tráfego) decidiram apenas
orientar, e não multar, os motoristas nos primeiros dias. A
PM passará a multar no sábado; a CET não definiu a data.
Texto Anterior: Feriado: Estradas paulistas têm menos mortes do que em 2009 Próximo Texto: Perguntas e respostas Índice
|