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Filosofia e sociologia serão obrigatórias no ensino médio
Decisão foi aprovada ontem; depois da homologação, escolas, inclusive as da rede particular, deverão ajustar grade curricular no prazo máximo de um ano
SIMONE HARNIK
DA REPORTAGEM LOCAL
As disciplinas de filosofia e
sociologia vão se tornar obrigatórias no ensino médio. A decisão foi aprovada ontem, com
um parecer do Conselho Nacional de Educação, e deve ser homologada nas próximas semanas pelo ministério.
A partir daí, as escolas terão
um ano para ajustar a grade
curricular.
A mudança afeta os Estados
que não oferecem as disciplinas
-que terão ainda os custos de
contratação de professores- e
a rede particular de ensino.
Para as escolas com sistema
de currículo flexível, ou seja,
que não ensinam por meio de
matérias, mas sim de conteúdos, não vai haver necessidade
de alterações.
Hoje em dia, 17 Estados
já oferecem as duas matérias de
maneira obrigatória, duas
de forma optativa e seis não
oferecem.
Pela lei atual, que vai ser modificada, é preciso transmitir os
conteúdos dessas áreas, mas
não necessariamente na forma
de disciplina -os conteúdos
podem, por exemplo, ser passados nas aulas de história.
De acordo com o relator do
parecer, o conselheiro Cesar
Callegari, originalmente a idéia
era fixar um prazo mais curto,
de seis meses, para a adaptação
dos sistemas educacionais.
Mas, por causa do ano eleitoral,
esse prazo foi ampliado.
Conseqüências
As conseqüências da aprovação da medida pelo conselho
nacional e sua homologação no
Ministério da Educação, segundo ele, serão amplas.
"Vai ser preciso contratar
professores, readequar currículos, formular material didático, determinar o programa das
matérias e criar programas para a capacitação de professores,
pois muitos dos licenciados não
vinham trabalhando na área, já
que as matérias estavam fora
do currículo", afirma.
Para o presidente do Sieesp
(Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São
Paulo), José Augusto de Mattos
Lourenço, a mudança é negativa. "A inclusão dessas novas
disciplinas é totalmente absurda. Isso vai engessar as escolas,
que tinham liberdade para
montar sua grade curricular."
Segundo ele, os colégios deverão diminuir a carga horária
de outras disciplinas para
acrescentar as novas matérias.
"Se for para aumentar a quantidade de aulas, com certeza isso
terá reflexo no valor da anuidade", acrescenta.
A reivindicação da obrigatoriedade das duas disciplinas começou em 1998. Para a
Apeoesp (sindicato dos professores do Estado de São Paulo), a
medida está relacionada à qualidade do ensino humanista.
Na rede estadual paulista, de
acordo com a presidente em
exercício do sindicato, Maria
Izabel Azevedo Noronha, os
impactos não devem ser tão
grandes.
"As disciplinas já foram instituídas no ensino médio e há
professores para ministrá-las",
aponta.
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