São Paulo, quinta-feira, 08 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame sugere contaminação em Guaíra (SP)

ROGÉRIO PAGNAN
DA FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria da Saúde de Guaíra (466 km de São Paulo) divulgou ontem o resultado de exames laboratoriais realizados em 111 moradores do município que detectaram alterações no sangue -baixa quantidade de oxigênio- em 52,25% das pessoas analisadas.
"É um número muito grande e preocupante", afirmou o secretário da Saúde da cidade, Francisco Antonio Pugliesi, 57.
A preocupação do secretário ocorre porque as pessoas examinadas foram escolhidas nos cerca de 20 bairros e na zona rural, na tentativa de obter um quadro geral do município. Com o resultado, a expectativa é que cerca de 18 mil dos 34.610 habitantes de Guaíra possam apresentar o mesmo problema no sangue.
A pesquisa foi realizada pela secretaria após o registro de quatro casos na cidade de recém-nascidos anencefálicos (sem cérebro) desde 2000 -dois casos foram registrados em maio deste ano.
Pugliesi acredita que os moradores podem ter sido intoxicados por agrotóxicos usados no cultivo da cana-de-açúcar, principal atividade econômica do município.



Texto Anterior: Ambiente: Supermercados receberão garrafas plásticas
Próximo Texto: Violência: Suposto integrante do PCC é preso no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.