São Paulo, quinta-feira, 08 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo amarra bomba em bancário

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Um tesoureiro do Banespa foi obrigado ontem a entrar na agência na qual trabalha, em Santos (litoral sul de São Paulo), com uma bomba amarrada à sua cintura, para retirar dinheiro do cofre e entregá-lo para um grupo de seis homens que o havia sequestrado na noite anterior.
Os assaltantes capturaram o funcionário anteontem quando ele deixava a agência, que fica no bairro do Gonzaga (região da orla). Levado para seu próprio apartamento, onde mora sozinho, o tesoureiro passou a noite sendo ameaçado pela quadrilha.
Pela manhã, os assaltantes deixaram o tesoureiro às 6h na agência bancária e foram embora. Antes disso, porém, renderam o vigia, que foi levado como refém. Com a bomba presa à cintura, o bancário tinha ordens para retirar dinheiro do cofre e aguardar a chegada de integrantes do bando, que voltariam para buscar a quantia recolhida.
O grupo alertou o tesoureiro para que não contrariasse as orientações, sob pena de o vigia ser assassinado e a bomba, detonada por meio de uma chamada de um telefone celular.
Ao ficar sozinho na agência, o tesoureiro não acreditou na ameaça da quadrilha. Ele retirou o material que estava em sua cintura, deixou o artefato sobre a pia do banheiro feminino e telefonou para a Polícia Militar.

Baixa potência
Assim que a área foi cercada pela PM, peritos da Polícia Civil constataram que se tratava de um explosivo de baixa potência, fabricado com uma pequena quantidade de pólvora, que "poderia machucar", segundo informou o delegado seccional João Jorge Guerra Cortez. Às 12h30, a agência do Banespa recebeu liberação para voltar a funcionar.
Abandonado pela quadrilha, que não retornou à agência, o carro do tesoureiro foi encontrado e seria submetido à perícia pela Polícia Civil. O vigia foi libertado nas proximidades da agência bancária. Os policiais procuravam ainda uma moto verde que teria sido utilizada durante a ação.



Texto Anterior: Violência: Suposto integrante do PCC é preso no Rio
Próximo Texto: Passeio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.