UOL


São Paulo, sexta-feira, 08 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

INFÂNCIA

As visitas foram reduzidas a um dia por semana

Após 2 fugas de internos, Febem de Ribeirão adota regras mais severas

DA FOLHA RIBEIRÃO

Após duas fugas recentes e uma tentativa, a direção da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) adotou procedimentos tipo "linha-dura" na Unidade de Internação de Ribeirão Preto, que tem 92 adolescentes.
Nos últimos 12 dias, 23 internos fugiram após ameaçar e agredir funcionários e danificar o patrimônio da unidade, voltada a reincidentes. A instabilidade atingiu a direção, que trocou de comando três vezes nos últimos 30 dias.
As medidas, adotadas com o apoio do juiz da Vara da Infância e Juventude de Ribeirão, Guaci Sibille Leite, incluem a redução das visitas a um dia por semana, uso obrigatório de uniforme e acesso limitado à TV. Além disso, ao se locomover, os menores devem andar em fila, com a escolta.
A direção e o sindicato dos funcionários dizem que os tumultos se devem ao maior rigor do juiz, que assumiu em dezembro.
O juiz afirmou que a queda da reincidência, de 50% para 10%, permite manter os menores por mais tempo. "Deixar por pouco tempo um adolescente infrator em uma unidade (...) é incentivar a criminalidade", disse à Folha.
Para o promotor Marcelo Goulart, não há motivo para "segurar os adolescentes" por muito tempo, já que a lei prevê que uma internação breve. O corregedor da Febem, Alexandre Artur Perroni, disse que as mudanças na disciplina estão sendo aplicadas para conter abusos de internos.


Texto Anterior: Violência: Vereador baleado morre em Niterói
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.