São Paulo, sexta, 8 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Houve menos aprovados que vagas
Teste para professor reprova 78% na BA

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Salvador

Um concurso público realizado na Bahia para preencher 9.000 vagas de professores na rede estadual reprovou 78% dos 62.730 candidatos, segundo informações divulgadas ontem pela Secretaria de Estado da Administração.
Do total de inscritos, 49.239 candidatos não conseguiram obter a nota mínima para classificação no concurso, estabelecida em 4,7 e 5, a depender da disciplina.
Segundo dados da Secretaria da Administração, os candidatos reprovados obtiveram notas entre 0 e 4,5.
Dos 13.491 candidatos aprovados, apenas 3.291 de nível superior e 10.200 de nível médio foram habilitados.
Insuficiente
"O número de habilitados não supre as necessidades do Estado", disse o diretor-geral de Recursos Humanos da secretaria, Vespasiano Neto, 37.
Entre as vagas oferecidas, 1.700 destinavam-se aos candidatos de nível médio e, 7.300, aos de nível superior.
"A secretaria está concluindo uma análise mais profunda do resultado para estudar uma solução. Talvez seja realizado outro concurso para preencher as 4.009 vagas restantes (no caso, para o nível superior), mas isso ainda não está definido", disse Neto.
Secretário
Procurado pela Agência Folha para avaliar o resultado do concurso, o secretário estadual de Educação, Edilson Freire, 52, não foi localizado.
Segundo sua assessoria de comunicação, Freire estava no interior do Estado.
Técnicos da secretaria avaliaram que os conteúdos das provas estavam dentro do padrão adotado em outros Estados.
O salário mais alto oferecido no edital do concurso foi de R$ 272,86, para coordenadores pedagógicos e professores de nível superior, para uma carga horária de 20 horas semanais.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.