São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Texto revela interesse em atrair jovens

DA REPORTAGEM LOCAL

A frase a seguir não é uma piada: "Nós não temos interesse no mercado de menores de 18 anos apesar de o documento que eu estou segurando afirmar isso".
Ela foi dita por James Morgan, ex-presidente da Philip Morris nos Estados Unidos, em setembro de 1997, e está entre os documentos que a indústria teve de tornar públicos depois de sofrer um processo de promotorias estaduais que resultou no pagamento de uma indenização de US$ 250 bilhões, a maior da história.
As fábricas terão de pagar esse valor em 25 anos por terem fraudado a saúde pública, negando, de forma premeditada e orquestrada, que o cigarro causasse câncer e outros males, segundo acordo assinado em 1998.
São fartos os documentos que mostram que a indústria do tabaco sempre alvejou o público de menores de 18 anos.
"O adolescente de hoje é o potencial consumidor de amanhã (...). Os padrões de consumo de cigarro dos adolescentes são particularmente importantes para a Philip Morris", escreveu o pesquisador Myron E. Johnson num memorando enviado ao vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento, Robert Seligman, em 1981.
A Lorillard, quarto maior fabricante de cigarro dos Estados Unidos, é ainda mais direta: "A base do nosso negócio são os estudantes de "high school"", afirma um memorando de 1978, referindo-se ao período equivalente ao ensino médio brasileiro.
O cerco aos adolescentes tem um motivo óbvio: a indústria precisa renovar constantemente seu mercado porque os consumidores mais velhos ou abandonam o vício ou morrem.
Os números mostram que a estratégia de associar cigarro a esporte, sexo e sucesso é bem-sucedida. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 3.000 crianças começam a fumar todo dia no mundo, e um terço delas morrerá prematuramente.
No Brasil, os dados estatísticos são escassos e, ao mesmo tempo, chocantes. O país tem 1,9 milhão de fumantes entre 5 e 19 anos, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Na área rural, há 30.531 fumantes com menos de 10 anos.



Texto Anterior: "Comercial é só um clipe para vender cigarro"
Próximo Texto: Danuza Leão: Certos homens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.