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Especialistas desaconselham obra só para momentos de pico
DA REPORTAGEM LOCAL
Há uma avaliação predominante entre especialistas de
que não se pode projetar um investimento rodoviário focado
só em momentos de pico.
Em suma, os engarrafamentos nas estradas em alguns feriados são um fenômeno mundial, inclusive de países ricos, e
seria um desperdício de recursos públicos investir em ampliações milionárias para evitar
transtornos aos motoristas em
pouquíssimos dias do ano.
Esse debate foi reforçado
desde a inauguração da nova
pista do sistema Anchieta-Imigrantes, em 2002, que elevou
em mais de 70% a capacidade
viária em direção ao litoral sul.
Por outro lado, os crescentes
transtornos aos motoristas que
se dirigem à Baixada Santista
em anos recentes já têm motivado alguns questionamentos
sobre a brevidade da saturação
desse sistema rodoviário.
Técnicos do próprio Estado
reconhecem que a nova Imigrantes -rodovia inaugurada
há cinco anos- tem prazo de
validade para se esgotar, situação que deve ocorrer na próxima década.
Além do crescimento da frota, da economia e da população
do entorno, um fator que tende
a agravar a situação é a obra do
trecho sul do Rodoanel, com
previsão de entrega em 2010.
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