São Paulo, quinta-feira, 08 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Secretário diz que polícia foi omissa em assalto a Itaú

Ferreira Pinto reclama de demora na investigação e promete punição

Agência da avenida Paulista teve cofres particulares roubados em 27 e 28 de agosto; prejuízo é incalculável

ROGÉRIO PAGNAN

DE SÃO PAULO

JOSMAR JOZINO
DO "AGORA"

O secretário de Estado da Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, disse ontem ter havido "omissão" da Polícia Civil no caso do roubo de 170 cofres particulares de uma agência do Itaú na avenida Paulista.
Segundo o secretário, os investigadores "demoraram muito" para começar a agir.
Ferreira Pinto afirmou que a falha será investigada internamente. "Alguém vai ser o responsável por isso", disse.
O assalto ocorreu entre os dias 27 e 28 de agosto, mas somente no final da tarde da segunda passada (mais de uma semana depois) o órgão especializado em roubo a bancos começou a agir.
O caso foi registrado pelo banco no dia 28 de agosto em uma delegacia de bairro, o 78º DP (Jardins). Mas houve problema na comunicação com o Deic, departamento que abriga a delegacia especializada em roubo a bancos.
"Essa omissão realmente existiu. Vamos apurar por que demorou muito. Houve um hiato entre a comunicação do 78º DP e o início das investigações", disse o secretário da Segurança Pública.
Alguns policiais dizem que se perdeu tempo para tentar descobrir quem são os 12 homens que invadiram a agência e ficaram lá por dez horas.
Não há estimativa de quanto foi levado, pois o que é guardado no cofre não precisa ser declarado. Um dos clientes disse à polícia ter perdido R$ 3 milhões em joias. Um casal afirmou em entrevista à Folha ter perdido dinheiro e diamantes cujo valor supera R$ 1 milhão.
Ferreira Pinto descarta ter havido tentativa do banco de abafar o crime. O Itaú afirma que não comenta o caso para preservar seus clientes.


Texto Anterior: Sarah Strachman Bacal (1931-2011): Passou boa parte da vida na USP
Próximo Texto: PM 'não sabia da briga', apesar de alerta de organizador de show
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.