São Paulo, terça, 8 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adolescentes representam 20% das gestantes do RS

da Agência Folha, em Porto Alegre

Das crianças que nascem no Rio Grande do Sul atualmente, 20% provêm de mães com menos de 19 anos de idade. Esse índice tem aumentado de forma constante.
Para se opor a dados como esse, está sendo implantado, depois de dois anos e meio de testes, o Programa Estadual de Prevenção à Gestação na Adolescência.
O programa reúne três secretarias: Saúde, Educação e Trabalho e Ação Social. Com a parceria do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o governo quer evitar problemas como a existência, no ano passado, de quatro gestantes com dez anos de idade.
Outro dado indica que 17% dos óbitos maternos envolvem mães com menos de 20 anos.
O médico Carlos Isaia Filho, que coordena a seção de Saúde da Mulher da Secretaria da Saúde, disse que a primeira gestação antes dos 18 anos é de "alto risco".
O programa treina professores, profissionais da saúde e assistentes sociais para esclarecer os adolescentes sobre sexualidade.
O coordenador disse que o programa objetiva não deixar que os índices ligados ao tema cresçam e tentar reduzi-los. (CAS)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.