São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão médico

Há risco de vida em obesos diabéticos

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

A obesidade é um desconfortável risco para a saúde. Mas o obeso com diabetes, segundo estudo publicado na revista "Critical Care", não fica só no incômodo: apresenta um risco de vida também.
O obeso diabético tem um risco três vezes maior de apresentar graves problemas de saúde que uma pessoa bem encorpada, mas não portadora do diabetes melito, doença que apresenta taxa de açúcar acima do normal no sangue.
Katarina Slynkova e colaboradores das Universidades Emory e do Kentucky, EUA, também observaram que o risco de vida de um obeso não diabético é o mesmo de um magro sem excesso de açúcar no sangue. O grupo analisou dados de 15.408 pessoas, com ênfase na influencia do diabetes no desenvolvimento de situações adversas em obesos.
Observaram que exclusivamente o IMC, que indica o quanto uma pessoa está acima de seu peso normal, não é um significativo preditor de que em um futuro bem próximo possa ocorrer disfunção em um órgão vital dessa pessoa.
Observaram ainda a possibilidade de surgimento de falha súbita na atividade de um órgão vital em obesos com diabetes, quando comparados com obesos que não tinham excesso de açúcar no sangue.
Assim, concluíram que uma pessoa que só tenha excesso de peso não está entre as que apresentarão futura disfunção em órgão vital. E destacaram que a presença do diabetes num obeso é um forte preditor para uma falência futura de um órgão vital.


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.