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Prefeitura quer plantão para transporte escolar em São Paulo
Motoristas de vans a serem contratados receberão mesmo que não circulem
DO "AGORA"
A Prefeitura de São Paulo
pretende montar um esquema
de plantão de perueiros para o
serviço de transporte escolar
gratuito. Com isso, cerca de 2%
da frota de 1.965 motoristas a
serem contratados devem ser
remunerados mesmo que não
rodem um quilômetro sequer.
O sistema está em estudo na
Secretaria Municipal dos
Transportes e será oferecido a
partir de 2008 -quando a prefeitura espera já ter concluído a
nova licitação para contratar os
perueiros. No contrato atual há
1.623 vans para 13 coordenadorias de ensino.
"Estamos bolando um quadro por setor da educação, um
sistema de substituição rápida", disse o secretário municipal de Transportes, Alexandre
de Moraes. O objetivo é evitar
que, quando um veículo quebrar ou o motorista não estiver
disponível, as crianças não percam as aulas.
O modelo ainda não está definido mas, segundo técnicos,
será como "plantão dos bombeiros". Cada área da cidade teria a sua "reserva técnica"
pronta para atuar em caso de
eventualidades.
Como os perueiros ganham
por quilômetro rodado, a idéia
é remunerar o plantonista com
base no que ele transita quando
está na ativa. Nos cálculos que a
secretaria faz para a nova licitação, o rendimento bruto mensal de um perueiro varia de R$
8.000 a R$ 9.900.
Ainda não está definido se o
plantão será optativo. Há possibilidade de que seja feito um
rodízio entre os motoristas de
uma determinada área. Assim,
cada um será plantonista por
um período.
O sistema de plantão visa suprir uma necessidade que as
cooperativas que já atuam no
transporte escolar dizem ser
capazes de resolver. "Temos estrutura física e econômica para
oferecer a reserva", afirmou
Donay da Silva Neto, do sindicato que representa a categoria.
A prefeitura quer impedir
que cooperativas participem da
nova licitação. A preferência
será por pessoas físicas.
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