São Paulo, terça-feira, 08 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Projeto de lei parecido aguarda votação no Brasil

DE WASHINGTON

No Brasil, tramita um projeto de lei parecido com a proposta americana, que pretende definir que a vida já começa na concepção. Conhecido como Estatuto do Nascituro (ser humano concebido, mas ainda não nascido), o projeto já passou pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, mas ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e de Constituição e Justiça. Só depois será votado no plenário.
O conceito inclui também embriões produzidos por fertilização in vitro não transferido para o útero. "Trata-se da mesma estratégia de forçar o reconhecimento do embrião como pessoa" , afirma a pesquisadora Magaly Pazello, da Escola Nacional de Saúde Pública da UFRJ.
Entidades que defendem a descriminalização do aborto entendem que o projeto elimina a hipótese de aborto inclusive nos casos autorizados pelo Código Penal -estupro ou risco de vida para a mãe. Também está em curso no país uma campanha por um Projeto de Emenda Constitucional que trata da inclusão no texto do artigo 5º da Constituição o direito à vida "desde a concepção". CC


Texto Anterior: Ativistas pregam pelos direitos dos embriões
Próximo Texto: Invasores desafiam a Justiça e mantêm ocupação da reitoria
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.