São Paulo, terça-feira, 08 de novembro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

PROJETO

SC anuncia nova ponte para ligar parte de Florianópolis ao continente

DE SÃO PAULO - O governo catarinense anunciou ontem o projeto de uma nova ponte para ligar a ilha onde fica parte de Florianópolis ao continente. O valor da ponte, das vias de acesso e de áreas que serão aterradas é estimado em R$ 1,1 bilhão. A previsão é que a obra seja concluída em quatro anos. Quando pronta, a ponte de 1,6 km de extensão terá oitos pistas para veículos, com passagens para pedestres e ciclistas. Segundo o governo, a nova ligação vai ajudar a desafogar o trânsito nas duas pontes que hoje fazem a travessia de veículos entre a ilha e o continente, construídas nos anos 1970 e 90.
O projeto prevê a construção na Baía Norte, numa porção da ilha próxima ao continente. Imagens do governo mostram uma ponte convencional, de concreto, similar às pontes em atividade atualmente.
O governo também pretende aterrar 1,78 milhão de metros quadrados no mar, a maior parte junto à área continental.Um terço da área do aterro deve ser entregue para o consórcio vencedor da licitação -o financiamento da obra será por parceria público-privada. Especialista em planejamento urbano da UFSC, Elson Pereira criticou a obra. "É mais uma vez privilegiar o transporte individual em detrimento do de massa. Não refletiram muito sobre as consequências", disse.
A nova ligação deve ficar a 400 m da Hercílio Luz, ponte pênsil símbolo de Florianópolis, fechada para o trânsito há 20 anos -ela corre o risco de desabar e passa por uma lenta e custosa reforma desde 2008.


Texto Anterior: Trânsito: Prefeitura 'congela' motofaixas após piora de acidentes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.