São Paulo, sábado, 09 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kassab quer horário exato para coleta de lixo

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) sancionou anteontem lei que exige que as empresas coletoras divulguem nos sites e em panfletos o horário exato de recolhimento do lixo nas ruas de São Paulo. Atualmente, as concessionárias são obrigadas apenas a informar o período da coleta, se diurno ou noturno.
O intuito da lei, proposta pelo vereador Floriano Pesaro (PSDB), é fazer com que os cidadãos se organizem para colocar o lixo na rua no horário mais próximo possível do momento da coleta, evitando que a sujeira seja levada pela chuva e acabe entupindo bueiros e causando, com isso, alagamentos.
Os detalhes sobre a lei, no entanto, só serão determinados em abril, quando o período de chuvas já tiver acabado. A Secretaria de Serviços tem até lá para definir se a lei trará mudanças na maneira de fiscalizar e multar quem retira o lixo em horários e locais inadequados.
Hoje, se o cidadão mora numa rua em que a coleta é feita durante a noite, pode ser multado em R$ 50 se colocar o lixo para fora de dia, e vice-versa. Quem joga o lixo não ensacado está sujeito a uma multa de R$ 500.
A recomendação da prefeitura, embora não valha multa, é que os cidadãos coloquem o lixo para fora com no máximo duas horas de antecedência.
Ontem, Kassab fez um apelo à população sobre a questão. "Peço para que [os cidadãos] ajudem a vigiar as pessoas que roubam grades de bueiro, nos ajudem a orientar as pessoas que colocam lixo da coleta em horário adequado", disse. O prefeito informou ainda que vai veicular uma campanha publicitária de conscientização.
Ricardo Acar, presidente da Ecourbis Ambiental, uma das coletoras, disse que em 30 dias o site da concessionária permitirá a consulta por rua do período de duas horas em que será feita a coleta. Hoje, o site só informa o período da coleta.
Segundo o professor da área de urbanismo do Mackenzie Antonio Eduardo Giansante, a permanência do lixo na rua por muito tempo enfeia a cidade e é um problema grave em casos de chuva forte. "É importante criar esse hábito. Os horários têm de ser cumpridos e precisa haver fiscalização. Quanto menos tempo o lixo estiver exposto, melhor". Ele afirma, porém, que será preciso estabelecer regras claras que tornem o novo processo de coleta viável.


Texto Anterior: Rua nos Jardins alaga, mas fica fora de estatística
Próximo Texto: Tamoios é bloqueada após deslizamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.