São Paulo, quinta-feira, 09 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Pelo menos 83 tiveram a doença depois de imunização contra febre amarela
Vacina pode ser causa de meningite

free-lance para a Folha Campinas

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde), órgão do Ministério da Saúde, anunciou ontem que foi iniciada investigação para verificar se há ou não relação entre os casos de meningite viral e a vacina contra a febre amarela em Campinas. A cidade já registrou pelo menos 83 casos de meningite viral desde o mês passado.
Durante todo o ano passado, foram registrados em Campinas 376 casos de meningite viral.
A Funasa coordena o programa nacional de imunizações e vai analisar os componentes da vacina, além de realizar estudos epidemiológicos. A investigação também está sendo feita pela Secretaria do Estado da Saúde.
Resultados preliminares devem ser divulgados em uma semana.
Ontem, no HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), foram confirmados três novos casos de meningite viral, segundo o coordenador do HC e diretor da DIR-12 (Direção Regional de Saúde), Marcelo Ramos.
Com as notificações de ontem, o número de pacientes com meningite atendidos no HC ultrapassou os 30.
O Hospital Celso Pierro, da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica), também notificou ontem mais um caso de meningite viral, o que elevou para três o número de pacientes atendidos com a doença no hospital.
O Hospital Municipal Mário Gatti informou ontem que tem recebido três casos suspeitos de meningite viral por dia.
A investigação da relação entre os casos de meningite viral e a vacina contra a febre amarela está sendo feita porque a maior parte dos pacientes com a doença recebeu recentemente a imunização.
As vacinas foram aplicadas durante campanha realizada em 42 municípios da região entre 5 de fevereiro e 3 de março. Segundo a DIR-12, pelo menos 2 milhões de pessoas foram vacinadas na região durante a campanha.
Segundo Marcelo Ramos, existe possibilidade de os casos de meningite estarem relacionados com a vacina contra a febre amarela.
"Não há como descartar esta possibilidade porque quase todos foram vacinados recentemente", disse o infectologista.


Texto Anterior: Aeroporto: Mau tempo congestiona ponte aérea
Próximo Texto: Forma viral da doença é mais branda que as outras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.