São Paulo, quarta-feira, 09 de março de 2005

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CAMINHOS DE RISCO

Régis Bittencourt é uma das vias que terão restrições ao tráfego; lista será anunciada hoje

Rodovias federais serão interditadas para obras de emergência em pontes

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério dos Transportes vai divulgar hoje a realização de obras e intervenções no tráfego de estradas federais brasileiras cujas estruturas, como pontes e viadutos, precisarão de reformas emergenciais para evitar acidentes.
Entre os alvos estarão a rodovia Régis Bittencourt (BR-116), principal ligação do Estado de São Paulo com a região Sul, que já teve seus acessos comprometidos após a queda de uma ponte em Campina Grande do Sul (a 55 km de Curitiba), no final de janeiro.
A Folha apurou que a Polícia Rodoviária Federal foi requisitada pelo Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes) para uma operação de grandes proporções que já deve começar a partir de amanhã em trechos paulistas da BR-116.
O ministério também determinou uma checagem emergencial em 5.000 pontes do país inteiro -e a interdição imediata das que apresentarem algum risco.
A decisão do governo federal foi tomada a partir de um levantamento realizado por técnicos que identificou problemas em partes estruturais das estradas federais e apontou a necessidade de intervenções com urgência.
O Dnit já solicitou a presença de carro da Polícia Rodoviária 24 horas por dia a partir de amanhã nas proximidades do km 366 da Régis Bittencourt, região de Miracatu (a 180 km de SP), onde haverá obras embaixo da sua estrutura. Na tarde de ontem, um policial rodoviário relatou à reportagem terem sido programadas restrições por até 90 dias no trecho, onde a velocidade máxima permitida deverá ficar restrita a 30 km/h.
Segundo ele, técnicos também planejavam a instalação de uma balança móvel para controlar os acessos de caminhões pesados.
Situação semelhante, de acordo com o policial, também deverá acontecer nos próximos dias nas pontes dos quilômetros 383 e 382 da Régis Bittencourt, perto do acesso ao município de Peruíbe, no litoral sul paulista.
O levantamento de problemas considerados sérios nas rodovias foi concluído pelo governo federal depois de acidentes que evidenciaram nos últimos meses a precariedade das pistas.
O desabamento da ponte da represa do Capivari no trecho paranaense da BR-116 foi um dos mais trágicos, matando uma pessoa, ferindo três e restringindo até hoje os acessos aos Estados do Sul.
As checagens vinham sendo articuladas antes da queda, mas acabaram sendo aceleradas depois das críticas e da repercussão negativa do caso.


Colaborou José Alberto Bombig, do Painel

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