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CAMINHOS DE RISCO
Régis Bittencourt é uma das vias que terão restrições ao tráfego; lista será anunciada hoje
Rodovias federais serão interditadas para obras de emergência em pontes
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
O Ministério dos Transportes
vai divulgar hoje a realização de
obras e intervenções no tráfego de
estradas federais brasileiras cujas
estruturas, como pontes e viadutos, precisarão de reformas emergenciais para evitar acidentes.
Entre os alvos estarão a rodovia
Régis Bittencourt (BR-116), principal ligação do Estado de São
Paulo com a região Sul, que já teve
seus acessos comprometidos
após a queda de uma ponte em
Campina Grande do Sul (a 55 km
de Curitiba), no final de janeiro.
A Folha apurou que a Polícia
Rodoviária Federal foi requisitada
pelo Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes) para uma operação de
grandes proporções que já deve
começar a partir de amanhã em
trechos paulistas da BR-116.
O ministério também determinou uma checagem emergencial
em 5.000 pontes do país inteiro
-e a interdição imediata das que
apresentarem algum risco.
A decisão do governo federal foi
tomada a partir de um levantamento realizado por técnicos que
identificou problemas em partes
estruturais das estradas federais e
apontou a necessidade de intervenções com urgência.
O Dnit já solicitou a presença de
carro da Polícia Rodoviária 24 horas por dia a partir de amanhã nas
proximidades do km 366 da Régis
Bittencourt, região de Miracatu (a
180 km de SP), onde haverá obras
embaixo da sua estrutura. Na tarde de ontem, um policial rodoviário relatou à reportagem terem sido programadas restrições por
até 90 dias no trecho, onde a velocidade máxima permitida deverá
ficar restrita a 30 km/h.
Segundo ele, técnicos também
planejavam a instalação de uma
balança móvel para controlar os
acessos de caminhões pesados.
Situação semelhante, de acordo
com o policial, também deverá
acontecer nos próximos dias nas
pontes dos quilômetros 383 e 382
da Régis Bittencourt, perto do
acesso ao município de Peruíbe,
no litoral sul paulista.
O levantamento de problemas
considerados sérios nas rodovias
foi concluído pelo governo federal depois de acidentes que evidenciaram nos últimos meses a
precariedade das pistas.
O desabamento da ponte da represa do Capivari no trecho paranaense da BR-116 foi um dos mais
trágicos, matando uma pessoa, ferindo três e restringindo até hoje
os acessos aos Estados do Sul.
As checagens vinham sendo articuladas antes da queda, mas
acabaram sendo aceleradas depois das críticas e da repercussão
negativa do caso.
Colaborou José Alberto Bombig,
do Painel
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