São Paulo, quarta-feira, 09 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Molecada foi para outros pontos"

DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas ouvidos pela Folha afirmaram que apenas a ação policial não é suficiente para recuperar áreas como a "cracolândia". Além de uma ação conjunta entre governo do Estado e prefeitura, eles cobram ações continuadas que, além das medidas policiais, sejam acompanhadas de ações de cunho social.
Para Guaracy Mingardi, diretor científico do Ilanud (Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente), em ações como a Operação Limpa, as pessoas da região "desaparecem por um tempo, depois voltam".
Ele lembra que esforços policiais concentrados já foram feitos anteriormente na região.
"O que aconteceu foi que expandiu a área. Ou seja, a molecada que fumava por lá foi para outros pontos da região central", disse Mingardi.
Para o psiquiatra Auro Lescher, coordenador do Projeto Pixote, que já realizou projetos de arte-educação com adolescentes da região, a operação de ontem foi uma "versão paulistana da ocupação do morro carioca".
"Claramente tem esse aspecto de limpeza urbana. É jogar a sujeira debaixo do tapete", afirmou Lescher.
A soma de ações dos governos estadual e municipal é condição para que haja resultados a longo prazo, segundo o coronel da reserva da PM José Vicente da Silva, especialista em segurança pública. "A segurança em uma grande cidade como São Paulo é um empreendimento que depende muito dessa cooperação. Sem ela, nenhum resultado aparece", disse.


Texto Anterior: Comerciantes defendem ação permanente
Próximo Texto: Memória: 5 policiais foram presos em 2001
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.