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PESQUISA
Datafolha mostra que prioridades do governo Pitta nos transportes, assim como novas obras, têm baixa aprovação
Paulistano rejeita fura-fila e pedágio
CARLOS MAGNO DE NARDI
da Reportagem Local
As prioridades da gestão Celso
Pitta (PPB) para melhorar o trânsito na cidade de São Paulo vão na
direção oposta do que pensa a população da capital, de acordo com
pesquisa Datafolha.
O principal projeto da administração Pitta para o setor, o VLP
(veículo leve sobre pneus), batizado como fura-fila na campanha
eleitoral de 96, é apontado como
alternativa contra os congestionamentos por 5% dos entrevistados.
O índice do fura-fila ocupa a penúltima colocação entre as propostas apresentadas aos entrevistados na pesquisa (veja quadro).
Para os técnicos da prefeitura, os
números da pesquisa mostram
que a política de Pitta para o setor
está correta (leia texto abaixo).
Independentemente de sua
aprovação, as obras do fura-fila
serão iniciadas este mês. Em janeiro, o prefeito assinou o contrato
entre a SPTrans (São Paulo Transportes S.A) e o consórcio Queiroz
Galvão-PEM Engenharia para a
construção da pista da primeira linha.
Esse trecho terá 8,5 quilômetros
de extensão entre o Sacomã (zona
sudoeste) e o parque D. Pedro
(centro de São Paulo). A Prefeitura de São Paulo deve gastar R$
146,9 milhões para a construção
de vias exclusivas para o fura-fila.
Ainda entre os projetos voltados
para o setor desenvolvidos pela
administração Pitta, aparecem como últimas alternativas da população a construção de mais avenidas ou túneis (11%) e a cobrança
de pedágio (1%).
A prefeitura já anunciou que, no
ano 2000 -último da gestão Pitta- pretende implantar a cobrança de pedágios dentro da cidade,
como forma de inibir a circulação
em certas áreas e em determinados horários.
Solução
Para o paulistano, a solução para
a melhoria do trânsito é a construção de mais linhas de metrô
(42%), meio de transporte gerenciado pelo governo do Estado.
Embora de competência do governo estadual, a ampliação do
metrô chegou a suscitar uma proposta de parceria entre o governo
Mário Covas (PSDB) e o município durante a campanha em que o
prefeito Celso Pitta se elegeu.
A possível parceria não foi consolidada e o governo estadual retomou as obras sem a participação
financeira da prefeitura.
Covas pretende entregar em 98
-ano que tem eleições marcadas
para outubro- oito novas estações: Sumaré, Vila Madalena, Pêssego, José Bonifácio, Guaianases,
Jardim São Paulo, Parada Inglesa e
Tucuruvi.
A segunda alternativa mais citada na pesquisa é a melhoria na
qualidade dos ônibus (21%).
Problema
A falta de ônibus é apontada como o principal problema (29%)
do transporte coletivo, seguida
pelo excesso de passageiros (13%),
demora dos ônibus para passar
(10%) e qualidade dos ônibus/metrô em circulação (7%).
Atualmente cerca de 70% dos
moradores da capital utilizam o
ônibus como principal meio de
transporte nos dias de semana.
Circulam diariamente pela capital
10.800 ônibus, gerenciados pela
SPTrans.
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