São Paulo, segunda, 9 de março de 1998

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PESQUISA
Datafolha mostra que prioridades do governo Pitta nos transportes, assim como novas obras, têm baixa aprovação
Paulistano rejeita fura-fila e pedágio

CARLOS MAGNO DE NARDI
da Reportagem Local

As prioridades da gestão Celso Pitta (PPB) para melhorar o trânsito na cidade de São Paulo vão na direção oposta do que pensa a população da capital, de acordo com pesquisa Datafolha.
O principal projeto da administração Pitta para o setor, o VLP (veículo leve sobre pneus), batizado como fura-fila na campanha eleitoral de 96, é apontado como alternativa contra os congestionamentos por 5% dos entrevistados.
O índice do fura-fila ocupa a penúltima colocação entre as propostas apresentadas aos entrevistados na pesquisa (veja quadro).
Para os técnicos da prefeitura, os números da pesquisa mostram que a política de Pitta para o setor está correta (leia texto abaixo).
Independentemente de sua aprovação, as obras do fura-fila serão iniciadas este mês. Em janeiro, o prefeito assinou o contrato entre a SPTrans (São Paulo Transportes S.A) e o consórcio Queiroz Galvão-PEM Engenharia para a construção da pista da primeira linha.
Esse trecho terá 8,5 quilômetros de extensão entre o Sacomã (zona sudoeste) e o parque D. Pedro (centro de São Paulo). A Prefeitura de São Paulo deve gastar R$ 146,9 milhões para a construção de vias exclusivas para o fura-fila.
Ainda entre os projetos voltados para o setor desenvolvidos pela administração Pitta, aparecem como últimas alternativas da população a construção de mais avenidas ou túneis (11%) e a cobrança de pedágio (1%).
A prefeitura já anunciou que, no ano 2000 -último da gestão Pitta- pretende implantar a cobrança de pedágios dentro da cidade, como forma de inibir a circulação em certas áreas e em determinados horários.

Solução
Para o paulistano, a solução para a melhoria do trânsito é a construção de mais linhas de metrô (42%), meio de transporte gerenciado pelo governo do Estado.
Embora de competência do governo estadual, a ampliação do metrô chegou a suscitar uma proposta de parceria entre o governo Mário Covas (PSDB) e o município durante a campanha em que o prefeito Celso Pitta se elegeu.
A possível parceria não foi consolidada e o governo estadual retomou as obras sem a participação financeira da prefeitura.
Covas pretende entregar em 98 -ano que tem eleições marcadas para outubro- oito novas estações: Sumaré, Vila Madalena, Pêssego, José Bonifácio, Guaianases, Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi.
A segunda alternativa mais citada na pesquisa é a melhoria na qualidade dos ônibus (21%).

Problema
A falta de ônibus é apontada como o principal problema (29%) do transporte coletivo, seguida pelo excesso de passageiros (13%), demora dos ônibus para passar (10%) e qualidade dos ônibus/metrô em circulação (7%).
Atualmente cerca de 70% dos moradores da capital utilizam o ônibus como principal meio de transporte nos dias de semana. Circulam diariamente pela capital 10.800 ônibus, gerenciados pela SPTrans.



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