São Paulo, quinta-feira, 09 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

contra

Dono do Dry Bar acha que lei vai afastar clientes

DANIEL BERGAMASCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para Roberto Suplicy, sócio do Dry Bar, no Jardim Paulista (zona oeste), a lei prejudicará estabelecimentos como o seu, onde fumar faz parte do "clima". Ele apoia associações e sindicatos que querem entrar na Justiça contra o projeto.

 

FOLHA - Como o senhor vê a aprovação da lei antifumo?
ROBERTO SUPLICY
- Acho ruim. A lei vai prejudicar muito os bares, especialmente os que são como o Dry, que é um bar de bebida. Bebida, muitas vezes, pede um cigarro, faz parte do clima do lugar.

FOLHA - Mas o sr. acredita que os clientes poderão se adaptar?
SUPLICY
- Os fumantes não deixarão de fumar, acabaremos perdendo clientes. Acho que tem gente que não irá mais a bar e vai procurar fumar na piscina do clube ou em outro lugar. É claro que acataremos a lei. Mas acho que será muito prejudicial.

FOLHA - Como pretende minimizar a perda de clientes?
SUPLICY
- Pedi a meu contador para ver se é possível transformar o bar em tabacaria [pelo projeto, isso só é possível se o local deixar de vender e de permitir o consumo de outros produtos, como bebidas]. Se não houver brecha, vou me adaptar, e as pessoas terão de fumar na calçada, como é no Rio, mas não acho a melhor opção.

FOLHA - Associações do setor estudam entrar na Justiça contra o projeto de lei.
SUPLICY
- Acho ótimo. Somos favoráveis à liberdade de escolha do cliente.

FOLHA - Um argumento dos que defendem a lei é que os funcionários não têm essa mesma opção de escolha e são prejudicados.
SUPLICY
- A maioria dos funcionários aqui realmente não fuma, mas não os vejo reclamar. Acho que faz parte [da atividade]. O Dry tem vários aparelhos que ajudam a melhorar a qualidade do ar.

FOLHA - Concorda com a reivindicação de liberar fumo onde todos os funcionários fumem? SUPLICY - Só contratar fumantes? Essa teoria é furada.


Texto Anterior: A favor: Fumante, dono do Fasano apoia veto ao cigarro
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.