UOL


São Paulo, sexta-feira, 09 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aos 60 anos, Maria tira seu primeiro documento

ALESSANDRA KORMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TERESINA

Depois de cerca de 60 anos, Maria Mendes Alves começou a existir oficialmente: tirou documentos pela primeira vez na vida para poder ser incluída no programa Fome Zero.
Moradora de Guaribas, uma das duas cidades do semi-árido do Piauí em que o programa começou, ela diz que nunca tirou documentos porque não tinha dinheiro e porque ninguém incentivou. "Tinha medo de pegar um carro. Agora estou feliz porque vou poder me aposentar", disse.
Alves mora com o marido Isaías e dois de seus três filhos em uma pequena casa de barro, de apenas um cômodo.
A filha mais velha foi morar em uma cidade vizinha depois do casamento -é a única da família que já tinha algum documento.
Agora Isaías e os meninos, que têm 12 e 16 anos, também estão tirando os papéis -que ainda não chegaram.
Como a mulher, Isaías diz ter cerca de 60 anos -eles não sabem exatamente o dia em que nasceram e não comemoram o aniversário.

Feijão e milho
Eles têm uma pequena horta de feijão e milho e também trabalham por dia em roças de outras pessoas. Antes do Fome Zero, não estavam inscritos em nenhum programa social.
Com os R$ 50 mensais que recebem por meio do cartão-alimentação, Maria Alves compra arroz, óleo, leite, massa de milho e um pouco de carne.
Alves tem problemas auditivos e dificuldade de entendimento. Ela falou à Agência Folha por telefone, com a ajuda do vizinho Aílton Correia da Silva, 40.
"Todos na família são um pouco avoados, mas não são deficientes mentais. Só ela não escuta direito", disse o vizinho.
Alves conta que começou a perder a audição quando tinha aproximadamente 12 anos.
O sonho dela é ter uma casa melhor. "Eu quero casa, quero as coisas, quero tudo. Para eu mesma poder limpar", disse.


Texto Anterior: Mutirão dará apoio a emissão de documentos
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.