São Paulo, sábado, 9 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ameaça teria sido motivada por parecer contra Xuxa Park

e da Agência Folha, em Santos

A PF (Polícia Federal) abriu inquérito para investigar as ameaças de morte sofridas pela superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em São Paulo, Nilde Lago Pinheiro.
A decisão foi tomada ontem à tarde pelo superintendente-regional da PF em São Paulo, delegado Yokio Oshiro. A investigação ficará a cargo da Delegacia de Crimes Fazendários da PF e começará na próxima semana.
Segundo o órgão, todos os envolvidos no caso deverão depor. Na terça feita passada, Nilde divulgou um parecer contrário à construção do Xuxa Water Park, em Itanhaém (110 km ao sul de SP).
Desde então, segundo a superintendente, sua secretária recebeu cinco telefonemas anônimos com ameaças contra ela e sua família.
Manifestação
Uma manifestação bloqueou por mais de duas horas na tarde de ontem a rodovia Padre Manoel da Nóbrega (acesso ao litoral sul de São Paulo), entre os km 322,5 e 327,3, em Itanhaém.
Os manifestantes protestaram contra o parecer do Ibama contrário ao parque temático Xuxa Water Park. O parecer fez a Secretaria Estadual do Meio Ambiente suspender a licença prévia concedida à empresa Embraparque para fazer o parque numa área de mata atlântica. Os manifestantes fizeram barreiras e queimaram pneus.
Eles chegaram ao local em passeata desde o centro de Itanhaém, onde de manhã ocorreu um ato público organizado pela prefeitura com a presença de prefeitos e políticos de cidades da região.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.