São Paulo, quinta-feira, 09 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tinta para cabelo dos anos 70 pode causar câncer

DA REDAÇÃO

Pessoas que pintavam o cabelo ou foram expostas à tintura nos anos 70 têm mais risco de desenvolver câncer, segundo uma pesquisa da Agência Internacional para Pesquisa de Câncer, da França, noticiou a BBC Brasil.
Os estudiosos ressaltam que componentes cancerígenos foram eliminados das tinturas em meados daquela década. No entanto, o estudo feito com 5.000 mulheres constatou que as pessoas expostas a tintas de cabelo, como cabeleireiros, antes dessa época ainda têm maior chance de contrair linfoma -câncer do sistema linfático.
Entre as mulheres que usavam tinta de cabelo regularmente, o risco de desenvolver linfoma é 20% maior do que o das mulheres que não pintaram o cabelo antes de 1980. Cerca de um terço das mulheres, além de 10% dos homens com mais de 40 anos, usam algum tipo de tintura de cabelo, diz o texto da BBC.
"É tranqüilizador verificar que as tintas usadas nos últimos 25 anos não parecem ter risco", disse à BBC Brasil o professor Paolo Boffetta, um dos pesquisadores. "Pode ainda ser prematuro concluir que as tintas mais antigas têm relação de causa com linfoma, mas as evidências estão crescendo", afirmou.


Texto Anterior: Saúde: Campanha cobra verba contra doença de 3º Mundo
Próximo Texto: Ilha da fantasia: Morador de favela vizinha à Daslu pede ajuda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.