São Paulo, terça, 9 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA
Peter Rosenstingl é acusado de fraudar o sistema financeiro da Áustria
PF prende ex-deputado austríaco no Ceará

PAULO MOTA
da Agência Folha, em Fortaleza

A Polícia Federal no Ceará apresentou ontem o ex-deputado austríaco Peter Rosenstingl, preso na sexta-feira passada em uma pousada no município de Trairi (137 km de Fortaleza).
Segundo a PF, Rosenstingl é fugitivo da Justiça da Áustria desde o ano passado. Ele é acusado de fraudar o sistema financeiro daquele país e de se apropriar de recursos do Partido Liberalista da Áustria. O rombo é calculado pela PF em cerca de R$ 1 milhão.
Rosenstingl disse em entrevista que estava sendo bem tratado pela PF, mas que só falaria sobre as acusações que pesam contra ele perante à Justiça de seu país.
Os seus advogados no Brasil devem entrar hoje com um pedido de habeas corpus (garantia outorgada pela Constituição a quem está na iminência de sofrer coação de liberdade por abuso de poder).
O delegado Cláudio Joventino, que chefiou a equipe que prendeu Rosenstingl, disse que o austríaco entrou no Brasil no dia 29 de abril como turista pelo Aeroporto do Galeão (RJ).
Rosenstingl, segundo a PF, teria viajado para o Ceará dois dias depois de sua chegada ao Brasil.
Ele deverá permanecer preso até que o Supremo Tribunal Federal julgue um pedido de extradição feito pela Justiça austríaca ao Ministério da Justiça do Brasil. O pedido foi feito com base em dossiê da Justiça Austríaca.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.