São Paulo, domingo, 09 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão médico

Bebidas podem interferir na dieta

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Na esforçada luta por uma dieta que evite os desnecessários quilos a mais, sabemos evitar os sólidos altamente calóricos. Entretanto, muitas calorias nos alcançam de forma sorrateira através de algumas bebidas que ingerimos distraidamente.
Segundo Susan Aaronson, do departamento de promoção da saúde da Universidade de Michigan, EUA, "mais de 20% das calorias que diariamente oferecemos aos nosso organismo nos chegam pelo que bebemos". Para a Organização Mundial da Saúde, as pessoas devem receber apenas 10% de suas necessidades calóricas através de bebidas.
A explicação para a epidemia de obesidade nos EUA e a dificuldade em perder peso estão ligadas às calorias extras que chegam pelos refrigerantes, diz Aaronson. Por isso, a solução para o controle da obesidade pode estar não só no controle dos alimentos mas também no dos líquidos que ingerimos.
Para controlar o peso de forma segura evitando bebidas altamente calóricas, ela lembra: evitando beber diariamente uma lata de refrigerante pode-se perder quase meio quilo em um mês. Além de essas bebidas não terem valor nutricional, interferem na ingestão de líquidos que contêm vitaminas e sais minerais, como sucos de frutas.
Em relação aos sucos de fruta vendidos nos supermercados: o melhor é o que registra "100% suco"; os que escrevem "fabricado com verdadeiro suco de frutas" pode conter menos de 10% do verdadeiro suco da fruta.
Ao tomar leite, preferir os que tenham pouca gordura.
As bebidas energizantes são também calóricas, mas com metade a um terço do açúcar encontrado nos refrigerantes.
Há num copo de vinho cerca de 100 calorias; numa lata de cerveja, 150; em drinks tipo daiquiris, 500 ou mais.
Finalmente, a água. É a bebida mais importante que podemos (e devemos) consumir. Um adulto tomando pelo menos de 4 a 6 copos de água por dia, suplementados por leite e suco de frutas, terá o total diário de líquidos necessários para seu organismo.


Texto Anterior: Passei por isso: "Já terminei um namoro por causa de futebol"
Próximo Texto: + Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.