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VESTIBULAR
Kit é vendido por R$ 7 em agências conveniadas do Banespa; taxa para inscrever-se subiu 24% e neste ano é de R$ 93
Fuvest começa hoje a vender manual
DA REPORTAGEM LOCAL
Com um manual R$ 1 mais barato e uma inscrição R$ 18 mais
cara, o kit do vestibular da Fuvest
(processo seletivo para ingresso
na USP, na Santa Casa e na Academia de Polícia Militar do Barro
Branco) começa a ser vendido hoje. O kit custa R$ 7 e pode ser comprado nas agências conveniadas
do Banespa listadas no site
www.fuvest.br. A taxa de inscrição é de R$ 93.
O novo preço deve-se ao aumento dos custos do vestibular,
sobretudo pelo crescimento do
número de candidatos isentos,
que foi de 20 mil para 60 mil.
O déficit em vestibulares passados fez com que as reservas de
emergência da Fuvest -que tem
contabilidade separada da da
USP- caíssem para metade do
necessário para aplicar um vestibular de emergência.
Antonio Evaldo Comune, diretor-executivo da fundação, diz
que a Fuvest não pretende fazer
caixa para recompor o fundo de
emergência. "Caso tenhamos de
reaplicar um vestibular, teremos
de recorrer ao governo do Estado", afirmou Comune.
Além do manual, o kit traz um
guia de profissões com explicações sobre as carreiras. Apesar de
conter cursos cujo meio de ingresso não é o vestibular, e sim
uma seleção de quem já está na
universidade (como ciências moleculares e ciências fundamentais
da saúde), o guia deixa de fora as
dez carreiras oferecidas no novo
campus da zona leste.
Para tentar esclarecer o significado do nome de cursos como gerontologia e ciências da atividade
física, o coordenador do vestibular, Roberto Costa, afirmou que
um novo guia, só com essas carreiras, será distribuído no dia da
entrega das fichas de inscrição.
As escolas de ensino médio do
Estado agora saberão como foi o
desempenho de seus alunos no
vestibular, para facilitar a identificação de deficiências pelo colégio.
Um ranking de escolas não será
feito, segundo Costa. Para conseguir o levantamento, a escola terá
de assinar um contrato com a Fuvest comprometendo-se a não divulgar os resultados ou utilizá-los
como forma de marketing, sob
pena de pagar R$ 10 mil de multa.
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