São Paulo, segunda-feira, 09 de agosto de 2004

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VESTIBULAR

Kit é vendido por R$ 7 em agências conveniadas do Banespa; taxa para inscrever-se subiu 24% e neste ano é de R$ 93

Fuvest começa hoje a vender manual

DA REPORTAGEM LOCAL

Com um manual R$ 1 mais barato e uma inscrição R$ 18 mais cara, o kit do vestibular da Fuvest (processo seletivo para ingresso na USP, na Santa Casa e na Academia de Polícia Militar do Barro Branco) começa a ser vendido hoje. O kit custa R$ 7 e pode ser comprado nas agências conveniadas do Banespa listadas no site www.fuvest.br. A taxa de inscrição é de R$ 93.
O novo preço deve-se ao aumento dos custos do vestibular, sobretudo pelo crescimento do número de candidatos isentos, que foi de 20 mil para 60 mil.
O déficit em vestibulares passados fez com que as reservas de emergência da Fuvest -que tem contabilidade separada da da USP- caíssem para metade do necessário para aplicar um vestibular de emergência.
Antonio Evaldo Comune, diretor-executivo da fundação, diz que a Fuvest não pretende fazer caixa para recompor o fundo de emergência. "Caso tenhamos de reaplicar um vestibular, teremos de recorrer ao governo do Estado", afirmou Comune.
Além do manual, o kit traz um guia de profissões com explicações sobre as carreiras. Apesar de conter cursos cujo meio de ingresso não é o vestibular, e sim uma seleção de quem já está na universidade (como ciências moleculares e ciências fundamentais da saúde), o guia deixa de fora as dez carreiras oferecidas no novo campus da zona leste.
Para tentar esclarecer o significado do nome de cursos como gerontologia e ciências da atividade física, o coordenador do vestibular, Roberto Costa, afirmou que um novo guia, só com essas carreiras, será distribuído no dia da entrega das fichas de inscrição.
As escolas de ensino médio do Estado agora saberão como foi o desempenho de seus alunos no vestibular, para facilitar a identificação de deficiências pelo colégio.
Um ranking de escolas não será feito, segundo Costa. Para conseguir o levantamento, a escola terá de assinar um contrato com a Fuvest comprometendo-se a não divulgar os resultados ou utilizá-los como forma de marketing, sob pena de pagar R$ 10 mil de multa.


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