São Paulo, segunda-feira, 09 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA

Assaltantes esperaram final da coleta de doações para agir; um fiel foi baleado e dupla acabou sendo presa pela PM

Adolescentes roubam templo da Universal

DO "AGORA"

Dois adolescentes foram presos ontem após assaltarem a Igreja Universal do Reino de Deus, na rua Butantã, na região de Pinheiros (zona oeste). O assalto ocorreu por volta das 11h, durante um culto matinal em que estavam presentes cerca de 500 pessoas. Um fiel foi baleado.
D.S.F., 17, e L.R.F., 16, entraram no templo e esperaram terminar a habitual coleta de dinheiro para anunciarem o assalto.
Leonardo Andrade de Jesus, 28, obreiro do templo, se recusou a entregar uma das sacolas e foi atingido por dois tiros, um no abdômen e outro na região do braço, disparados com uma pistola 9 mm pelo adolescente mais novo.
O obreiro foi levado ao Hospital das Clínicas e estava em observação no pronto-socorro do hospital até o fechamento desta edição.
Após confusão no local, os adolescentes fugiram a pé, levando uma sacola que continha aproximadamente R$ 38 mil em doações para a igreja.
Durante a fuga, os assaltantes pegaram uma lotação, mas foram perseguidos e presos em seguida por policiais militares na ponte Eusébio Matoso (também na zona oeste). Ninguém que estava no veículo foi ferido, segundo informações da polícia.

Planejamento
Na delegacia, segundo a polícia, eles teriam confessado que estiveram na igreja dias antes para analisar como era feita a coleta naquele templo e planejar o crime.
A polícia trabalha ainda com a hipótese de que pelo menos outras duas pessoas estejam envolvidas no assalto, já que testemunhas dizem ter visto os assaltantes chegarem num Gol vermelho, dirigido por uma terceira pessoa.
Além disso, de acordo com a polícia, o carro utilizava uma placa falsificada e foi retirado do local por uma quarta pessoa, minutos antes da fuga dos adolescentes. Os detidos não confirmaram à polícia a existência de mais pessoas envolvidas no planejamento e execução do assalto.
Procurado pela reportagem, o pastor responsável pelo templo da Igreja Universal do Reino de Deus da rua Butantã não quis se manifestar sobre o assalto.
Um dos adolescentes detidos, D.S.F., é reincidente e, segundo seu próprio pai, M.A.F., 42, ele foi flagrado pela polícia quando tinha 16 anos, depois de tentar assaltar uma casa de alto padrão localizada na região de Santo Amaro (zona sul).
"Acho que tudo isso aconteceu por causa das más companhias com quem ele andava. Sempre avisei para que ele não se envolvesse com essas pessoas. Não foi por falta de conselho", disse o pai.


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Ato em memória de Tim Lopes reúne 200
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.