São Paulo, domingo, 09 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perda de 7% do peso e exercício físico previnem o pré-diabetes

DA REPORTAGEM LOCAL

A redução de 7% do peso corporal e a prática de exercícios físicos três vezes por semana são suficientes para prevenir o "pré-diabetes", um estágio anterior à diabetes vivido por pessoas que apresentam intolerância à glicose. No Brasil, estima-se que ao menos 8% da população esteja nessa condição.
A intolerância à glicose significa que o corpo não está reconhecendo adequadamente a ação da insulina (hormônio responsável por retirar o açúcar do sangue e permitir sua entrada nas células). Essa falha leva ao aumento dos níveis de açúcar no sangue.
Embora muitos médicos brasileiros já estejam tratando pacientes pré-diabéticos com remédios sob o argumento de que eles já apresentam alto risco de sofrer um infarto, outros defendem como terapia a adoção de uma dieta sem açúcar refinado e gorduras saturadas, associada à perda de peso com a prática de atividade física.
Com a mudança de estilo de vida, o pré-diabético deixa de ser um paciente de alto risco cardíaco, segundo o endocrinologista Bruno Geloneze. Se continuar sedentário e comendo mal, tem até três vezes mais chances de sofrer um infarto.
O pré-diabetes será tema de um workshop que acontece hoje no Congresso Brasileiro de Cardiologia, em São Paulo.


Texto Anterior: Cidade não estimula a andar, diz arquiteta
Próximo Texto: Saiba mais: Finlândia combateu sedentarismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.