São Paulo, domingo, 09 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clínicas estéticas usam as injeções para tratar rugas, estrias e gorduras localizadas

DA REPORTAGEM LOCAL

A busca por beleza e longevidade com o uso de vitaminas injetáveis também se dá no tratamento de rugas, estrias e gorduras localizadas.
De acordo com a dermatologista Marina Beatriz Paes, da Somorj (Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular), vitaminas presentes em cremes e géis também se apresentam na forma injetável.
A vitamina C, por exemplo, diz, estimula a produção do tecido colágeno e é usada para minimizar e evitar rugas e melhorar o aspecto das estrias.
Outro uso possível, segundo ela, é em tratamentos de gordura localizada. "Dentro de uma mescla de substâncias, pode ser incluída a vitamina B1, que, associada ao silício, ajuda a manter a pele mais firme."
Ela diz que há pesquisas na área de medicina estética comprovando os efeitos benéficos das vitaminas injetáveis. Contudo, assim como no caso das vitaminas endovenosas, a eficácia da técnica é contestada.
Denise Steiner, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que a vitamina injetável não é aprovada e nem recomendada pela "dermatologia formal" por não haver estudos que comprovem os benefícios. "A forma injetável não é usada oficialmente. Toda vez que não há embasamento científico, há riscos à saúde."


Texto Anterior: Passei por isso: "O tratamento fez uma limpeza na minha vida", diz publicitário
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.