São Paulo, quarta-feira, 09 de setembro de 2009

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Pane afeta até telefones para emergências

Apagão atingiu o 190 da PM, o 193 dos bombeiros, número da Defesa Civil e telefone da CET para avisar sobre semáforos desligados

Polícia Militar disse que pretende iniciar estudo para ter os serviços de mais uma companhia telefônica para evitar pane como a de ontem

DA REPORTAGEM LOCAL

A pane na telefonia prejudicou ontem de manhã serviços essenciais na capital paulista, como bombeiros e Defesa Civil, num dia que a cidade enfrentou fortes chuvas e enchentes.
A Polícia Militar informou que os telefones de emergência 190 (para solicitação de policiamento) e 193 (para casos de incêndio, busca e salvamento) ficaram inoperantes durante 1 hora e 20 minutos. A pane começou às 10h50.
Ao menos três ocorrências graves (desabamento, soterramento e pessoas ilhadas na enchente) foram comunicadas com atraso, de acordo com a Polícia Militar.

Alternativa
A falha no sistema de telefonia da PM para situações emergenciais levou o setor de comunicação social da PM a afirmar na tarde de ontem que pretende iniciar estudos para discutir a implantação de um sistema alternativo de telefonia que atue em situações como esta.
"O ideal seria ter outra companhia telefônica atuando conjuntamente para a população não ficar refém", informou o setor. A PM disse que já utiliza algumas alternativas em situações de crise. Um exemplo é o fato de a ligação do usuário ser redirecionada a outras centrais de atendimento em caso de problemas de telefonia em determinadas regiões.
"Esse tipo de alternativa havia funcionado bem até ontem," segundo a corporação. A existência de um sistema de atendimento alternativo, contudo, dependeria de todo um projeto que teria de ter o aval do governo estadual.
Em dias normais, a polícia recebe cerca de 2.500 telefonemas durante o período em que o serviço deixou de funcionar ontem. A corporação, no entanto, estima que mais pessoas tenham procurado atendimento telefônico nesta terça-feira por causa da chuva.

Defesa Civil
A Defesa Civil informou que também o seu telefone, o 199, não funcionou pela manhã, o que prejudicou o atendimento de ocorrências como queda de árvores e deslizamentos. À tarde, o serviço da Defesa Civil recebia chamadas referentes a casos ocorridos às 6h.
Outro serviço prejudicado foi o da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), no telefone 1188. Por esse número, o motorista pode alertar sobre a presença de semáforos apagados na cidade e até informar a companhia sobre ocorrências de trânsito. O número ficou inoperante até as 16h.


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