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Pane afeta até telefones para emergências
Apagão atingiu o 190 da PM, o 193 dos bombeiros, número da Defesa Civil e telefone da CET para avisar sobre semáforos desligados
Polícia Militar disse que pretende iniciar estudo para ter os serviços de mais uma companhia telefônica para evitar pane como a de ontem
DA REPORTAGEM LOCAL
A pane na telefonia prejudicou ontem de manhã serviços
essenciais na capital paulista,
como bombeiros e Defesa Civil,
num dia que a cidade enfrentou
fortes chuvas e enchentes.
A Polícia Militar informou
que os telefones de emergência
190 (para solicitação de policiamento) e 193 (para casos de incêndio, busca e salvamento) ficaram inoperantes durante 1
hora e 20 minutos. A pane começou às 10h50.
Ao menos três ocorrências
graves (desabamento, soterramento e pessoas ilhadas na enchente) foram comunicadas
com atraso, de acordo com a
Polícia Militar.
Alternativa
A falha no sistema de telefonia da PM para situações emergenciais levou o setor de comunicação social da PM a afirmar
na tarde de ontem que pretende iniciar estudos para discutir
a implantação de um sistema
alternativo de telefonia que
atue em situações como esta.
"O ideal seria ter outra companhia telefônica atuando conjuntamente para a população
não ficar refém", informou o
setor. A PM disse que já utiliza
algumas alternativas em situações de crise. Um exemplo é o
fato de a ligação do usuário ser
redirecionada a outras centrais
de atendimento em caso de
problemas de telefonia em determinadas regiões.
"Esse tipo de alternativa havia funcionado bem até ontem," segundo a corporação. A
existência de um sistema de
atendimento alternativo, contudo, dependeria de todo um
projeto que teria de ter o aval
do governo estadual.
Em dias normais, a polícia recebe cerca de 2.500 telefonemas durante o período em que
o serviço deixou de funcionar
ontem. A corporação, no entanto, estima que mais pessoas tenham procurado atendimento
telefônico nesta terça-feira por
causa da chuva.
Defesa Civil
A Defesa Civil informou que
também o seu telefone, o 199,
não funcionou pela manhã, o
que prejudicou o atendimento
de ocorrências como queda de
árvores e deslizamentos. À tarde, o serviço da Defesa Civil recebia chamadas referentes a
casos ocorridos às 6h.
Outro serviço prejudicado foi
o da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), no telefone
1188. Por esse número, o motorista pode alertar sobre a presença de semáforos apagados
na cidade e até informar a companhia sobre ocorrências de
trânsito. O número ficou inoperante até as 16h.
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