São Paulo, sexta-feira, 09 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pagamento é incentivo a adesão, diz faculdade

Presidente de sociedade mantenedora afirma que medida não fere a ética

Para ele, prêmio não interfere na opinião sobre a escola que o aluno expressará no Enade, já que a instituição não tem acesso às respostas

DA REPORTAGEM LOCAL

A Sociedade de Serviço Social, entidade mantenedora da Faculdade Paulista de Serviço Social, que promete pagar aos alunos que participarem do Enade se o desempenho da instituição for bom, afirma que a medida não fere a ética.
"Não queremos trabalhar a idéia do pecúlio e não fazemos preparação para o Enade. Só queremos incentivar a adesão à prova", afirma Dionino Cortelazi Colaneri, presidente da entidade mantenedora. "Não há nenhuma chantagem nisso."
Ao se inscrever no Enade, o estudante recebe um questionário socioeconômico no qual ele avalia, entre outros itens, a infra-estrutura da instituição e o corpo docente. Para Colaneri, o prêmio em dinheiro não irá interferir na opinião do aluno, já que a instituição não tem acesso às respostas.
Segundo Colaneri, nos últimos três anos, a inadimplência nas duas unidades (São Paulo e São Caetano do Sul) tem beirado os 37%. "Se a nota no Enade for novamente ruim, isso irá prejudicar com certeza a imagem da instituição, que preza pela qualidade do ensino."
Diante disso, ele conta que teve, então, a idéia de oferecer prêmios, em abono na anuidade ou em dinheiro para o aluno do quarto ano sem débitos.
"Achei que era um bom estímulo. Se o aluno tiver que pagar menos, a chance de haver inadimplência deve diminuir."
A proposta de premiação foi enviada por correio no dia 29 de outubro aos estudantes do primeiro e quarto anos selecionados para fazer o Enade.

"Estarrecida"
Elisabete dos Santos, 30, aluna do primeiro ano da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo, afirma ter ficado "estarrecida" ao abrir o envelope. "É como se estivessem comprando o meu conhecimento."
Ela relata que há uns 20 dias a direção da faculdade foi até as salas de aula falar sobre a situação da inadimplência dos alunos. "Disseram que a faculdade estava no vermelho, e, em seguida, recebemos uma carta oferecendo a premiação?"
Para Elisabete, o dinheiro em abonos na anuidade poderia ser investido mais em infra-estrutura. "Além disso, a medida parece ir de encontro ao que prega o nosso curso, que é a não-alienação do indivíduo."
Stefane Max, 19, da faculdade de São Caetano do Sul, conta que pretende fazer o Enade mais como uma auto-avaliação. "Não sou a favor nem contra a decisão em premiar, só acho que devemos ter livre-arbítrio para decidir se queremos fazer o Enade ou não."
"Esse prêmio cria competição entre os alunos, que não devem ser responsabilizados pela qualidade do ensino", diz Leonardo David Rosa Reis, coordenador da Enesso (Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social).
Para Eutália Guimarães Gazzoli, presidente do Conselho Regional de Serviço Social (SP), "os alunos têm toda a razão de estar descontentes". "Essa premiação é uma sedução. Uma faculdade séria não precisa criar estímulos para os estudantes."
(FERNANDA CALGARO)


Texto Anterior: Faculdade dá R$ 600 por nota boa no Enade
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.