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Educadores divergem e chamam prêmio de "repulsivo" ou de "estímulo" ao aluno
DA REPORTAGEM LOCAL
Especialistas divergem sobre
a oferta de prêmio em dinheiro,
mesmo que seja em abatimento na anuidade, para incentivar
a adesão de alunos ao Enade.
"É um absurdo. O Enade virou uma moeda de troca. Isso é
uma conseqüência do uso político que se faz das avaliações ao
divulgar rankings que podem
estar a serviço do mercado",
avalia Isabel Franchi Cappelletti, professora do programa
de pós-graduação em educação: currículo da PUC-SP.
Para Mario Sergio Cortella,
também da PUC-SP, a iniciativa chega a "macular a ética".
"É a monetarização do Enade. É, no mínimo, antipedagógico. Dar descontos na mensalidade é saudável, mas vincular
isso à presença do estudante no
Enade causa um certo problema", avalia Cortella.
O diretor de Estatística e
Avaliação da Educação Superior do Inep, Dilvo Ristoff, ressalta que "dar prêmio à dedicação e à busca de excelência não
é e nunca foi proibido".
No entanto, para ele, "o que
torna a idéia do pagamento aos
estudantes repulsiva não é a
premiação em si, mas a percepção de que se faz o que se faz
agora porque se deixou de fazer, em termos organizacionais
e pedagógicos, o que deveria ter
sido feito muito antes."
Francisco Soares, coordenador do Grupo de Avaliação e
Medidas Educacionais da
UFMG, diz que "todo processo
de avaliação gera efeitos agradáveis e desagradáveis" e a premiação não pode ser avaliada
somente pela ótica moral. "Os
atores vão procurar a melhor
maneira para se adaptar a isso.
O problema está no Enade."
Na visão de Simon Schwartzman, diretor-presidente do
Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, não há nenhum problema na premiação,
pois funcionará como um estímulo ao estudante. "Ele fará a
prova com base no que aprendeu. Só irá se empenhar mais".
Segundo ele, "quando há a criação de qualquer tipo de exame,
sempre haverá gente se preparando, como no vestibular".
(FC)
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