São Paulo, sexta-feira, 09 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudante dá à luz uma menina durante vôo

Jovem de 20 anos havia feito recentemente uma cirurgia de redução de estômago e, segundo o pai, nem sabia que estava grávida

O médico que acompanhava a jovem para uma consulta em Belém fez o parto; com 3,4 kg e 46 cm, Maria Valentina passa bem

SÍLVIA FREIRE
DA AGÊNCIA FOLHA

A estudante Giovanna Salgueiro Soares Pereira, 20, deu à luz uma menina anteontem à tarde a bordo de um avião da Gol, entre Santarém e Belém, no Pará. Segundo o pai de Giovanna, Nivaldo da Costa Pereira, nem ela nem a família sabiam da gravidez.
"Ela fez uma cirurgia bariátrica [redução do estômago] em maio e fez todos os exames, entre eles o de gravidez, e não deu nada", disse Pereira.
A jovem embarcou anteontem à tarde no vôo 1643, da Gol, acompanhada dos pais e do médico Eduardo Freire, amigo da família, para consultar um cirurgião em Belém.
Giovanna estava sentindo fortes dores abdominais. Os médicos de Santarém sugeriram que ela consultasse o cirurgião que a havia operado em maio. Como havia pressa, não foram feitos exames como ultra-sonografia e tomografia.
Poucos minutos após o avião decolar, as dores se agravaram. Ao socorrer Giovanna, Freire percebeu que a criança estava nascendo. Ele amparou o bebê e utilizou o kit de primeiros socorros do avião para cortar o cordão umbilical.
Uma enfermeira neonatal que estava no vôo ajudou. O médico disse que o bebê teve dificuldade de respirar devido às secreções pulmonares e não chorou. Sem equipamento adequado, a limpeza foi feita manualmente e a menina passou a respirar normalmente.
"Depois do susto, todo mundo ficou feliz. Alguns passageiros se emocionaram e choraram", disse o médico.
Após o parto, o avião retornou para Santarém. A mãe e o bebê foram levados a uma maternidade e passam bem. Segundo Freire, o bebê, que recebeu o nome de Maria Valentina, pesa 3,4 kg e mede 46 cm.
"Estava levando minha filha com risco de morte para Belém e voltei com mais uma vida", comemorou o pai de Giovanna, que é solteira e namora.
Freire disse que Giovanna não aparentava estar grávida. Após a cirurgia de estômago, a estudante, que pesava 100 quilos, perdeu cerca de 30 quilos.


Texto Anterior: Violência: Dois PMs são mortos a tiros em uma cabine policial no Rio
Próximo Texto: Caxias do Sul: Aeroporto é punido por falta de caminhão de incêndio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.