São Paulo, sábado, 09 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO DE JANEIRO

Prefeitura anuncia projeto de novo sistema de transporte

ITALO NOGUEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

A Prefeitura do Rio apresentou ontem projeto do novo sistema de transporte, com linhas de ônibus integradas à rede metroviária, criado pelo arquiteto e ex-governador do Paraná Jaime Lerner. O custo inicial previsto é de R$ 30 milhões.
O projeto assemelha-se ao implantado em Curitiba -que não tem transporte subterrâneo-, e inspira-se no sistema de metrô de Paris. Segundo Lerner, trata-se de "uma evolução do sistema

de Curitiba".
A implementação exigirá a adaptação das vias públicas para a circulação dos coletivos e a construção de tubos transparentes -onde o usuário pagará a passagem.
A renovação e adaptação da frota custará cerca de R$ 270 milhões -que, para Lerner, encontrarão "facilmente financiamento".
O edital de licitação também foi publicado ontem, no Diário Oficial da cidade. O modelo será de concessão exclusiva de serviço público por 25 anos. A vencedora da licitação será responsável também pela conservação.

Prioridades
Embora presente, a faixa preferencial não é ponto principal do projeto. Na avaliação de Lerner, enquanto esse sistema dobra o número de passageiros do setor público, a "racionalização" da linhas de ônibus que o projeto prevê multiplicaria em 3,7 vezes o número atual de usuários, diminuindo os carros nas ruas.
Lerner avalia que o tempo de trajeto diário de passageiros diminuirá em uma hora.
Foram planejadas oito linhas principais, com ônibus articulados -uma delas leva em conta os locais-chave dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007.
O Rio Ônibus -sindicato das empresas do setor no município- não foi ouvido na elaboração do projeto e preferiu não se manifestar.


Texto Anterior: Despressurização: Falha faz vôo da Varig voltar a aeroporto do RJ
Próximo Texto: São José dos Campos: Jovens são presos acusados de tráfico de ecstasy

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.