São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPORTE FINO

Curso integra programa de férias para estudantes da rede municipal

Alunos da periferia têm aula de golfe

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O taco mais alto que João Victor não o inibiu. Confiante, o menino se posicionou, olhou a bolinha, mirou o buraco e deu a tacada. Não acertou, mas também não desistiu. Algumas tentativas depois, ele fazia seu primeiro ponto em um jogo de golfe. João Victor de Souza, 7, aluno da primeira série da Emef Pedro Geraldo Schunck, em Parelheiros, zona sul de São Paulo, era uma das 39 crianças que ontem entraram em um campo de golfe pela primeira vez.
Participantes do Recreio nas Férias, um programa da prefeitura que oferece atividades para os estudantes, eles se divertiram tentando acertar o jogo.
"Tem que ter boa pontaria. Ainda não consegui acertar nenhuma", dizia Dênis de Oliveira, 10, da quarta série.
Ao seu lado, Jedson Moura Medeiros, 13, do oitavo ano, aparecia como uma revelação. Fez tantos pontos que até perdeu as contas. "Não sei quantas bolas acertei, mas achei fácil. É quase parecido com jogo de taco, que sempre brinco. O segredo é ter concentração."
Ficar concentrado no meio de 39 crianças entre 7 e 13 anos, no entanto, não era tarefa fácil. As plaquinhas que pediam silêncio por todo o campo eram solenemente ignoradas. "Não consigo mirar o buraco porque está muito barulho", falava Joice Moura, 9, da terceira série. "Gostei do jogo, mas o mais bonito é ver a grama verdinha." Ela conta que nunca tinha visto uma partida de golfe nem pela televisão. "Gostei de jogar, acertei três vezes, mas cansei porque precisa ter um pouco de força."
A aula, que durou duas horas durante a manhã, foi dada por instrutores da Federação Paulista de Golfe, que cedeu seu campo. "É gratificante ver a alegria das crianças aprendendo um novo esporte", afirmou Júlio César Domingues, um dos professores. "Mas é mais difícil ensiná-las porque a maioria não consegue ficar quieta. O brasileiro é muito disperso, diferente de filhos de orientais, por exemplo, que se concentram na aula."
A federação oferece aulas gratuitas para crianças às terças e quintas. Até sexta-feira, mais quatro escolas da zona sul conhecerão o golfe. Nesta semana, cerca de 75 mil estudantes participam do Recreio nas Férias.


Informações sobre as aulas gratuitas de golfe pelo telefone (11) 5587-5844

Texto Anterior: Dois são presos acusados de fraude em prova
Próximo Texto: Violência: Três morrem em chacina em favela de Mauá
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.