São Paulo, segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tema de redação da Fuvest foi fácil, dizem professores

Para cursinhos, exame de língua portuguesa e redação foram benfeitos

Prova deixou de fora duas obras literárias; taxa de abstenção foi de 7,88%, semelhante à do ano passado


LUISA ALCANTARA E SILVA
DE SÃO PAULO

A primeira prova da segunda fase da Fuvest, o maior vestibular do país, foi considerada excelente pelos professores ouvidos pela Folha.
Os vestibulandos tiveram que responder a dez questões discursivas de literatura e língua portuguesa e escrever um texto com até 30 linhas.
Os docentes ressaltaram que o tema da redação -"O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?"- foi bem mais fácil que o da edição anterior. "Foi um presente", disse Elizabeth de Melo Massaranduba, professora de língua portuguesa do Objetivo.
O professor de português do Etapa, Vitor França, também gostou da escolha. "O tema tinha um pé na subjetividade e no cotidiano."
A surpresa ficou por conta dos livros "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, e "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, que não foram cobrados nem na primeira nem na segunda fase. Os títulos apareceram apenas como opção de resposta -errada- na prova teste.
"Não é comum a Fuvest deixar um livro de fora", diz Eduardo Calbucci, professor de português do Anglo.
Os docentes notaram outra diferença em relação a exames passados. "A avaliação de conhecimento da norma culta não foi cobrada nas questões e ficou só para a redação", disse Calbucci.
Para Cristiane Bastos, professora de literatura e língua portuguesa do cursinho da Poli, "foi uma prova clara, sem questões ambíguas".
A taxa de abstenção foi de 7,88% (3.007 dos 38.151 candidatos faltaram). No ano passado, foi de 7,10%.

MAIS DOIS DIAS
Hoje os candidatos fazem uma prova com 20 questões, divididas entre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês, além de alguns exercícios interdisciplinares.
Amanhã será o último dia de exame -12 questões de duas ou três disciplinas (depende da carreira)- para candidatos que não farão as provas de aptidão específica, que começam na quarta.
A lista de aprovados no vestibular deve ser divulgada no dia 9 de fevereiro.

Colaborou TATIANA RESENDE


Texto Anterior: Rodízio de veículos volta a valer hoje
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.