São Paulo, quarta-feira, 10 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERÃO

Após chuvas, surto de diarréia causa morte de criança no interior do CE
Um surto de diarréia já causou a morte de uma criança de um ano e dois meses no município de Salitre (569 km de Fortaleza), um dos mais pobres do Ceará. Em um mês, a Secretaria Municipal de Saúde já registrou 265 casos da doença na cidade, que tem 15 mil habitantes e uma unidade de atendimento médico com 16 leitos. Os moradores da zona rural, a maioria da população, têm dificuldades para chegar ao atendimento por falta de ambulância: o único veículo do município está quebrado.
O excesso de chuvas deste início de ano seria a causa para o surto de diarréia. A população consome água de açudes, sem nenhum tratamento e que, com as cheias, pode ter sido contaminada, segundo os médicos. Ainda não foi feito nenhum exame que comprove uma possível contaminação da água.
O Estado calcula em R$ 250 milhões os prejuízos causados pela chuva neste ano e reclama da demora na remessa de verbas pelo governo federal. Os únicos itens enviados, até o momento, são alimentos e remédios. Em Salitre, segundo a secretária Valquíria Modesto (Saúde), os remédios que chegaram ainda são insuficientes.
Em Fortaleza, a chuva do último fim de semana deixou saldo de sete mortes e 60 mil desalojados. O volume de chuvas já fez transbordar 91 açudes no Estado, o bastante para três anos. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA)


Texto Anterior: Panorâmica - Estradas: Período chuvoso deixa rodovias em situação crítica em Goiás, Tocantins e no DF
Próximo Texto: Estradas: Buraco fecha faixas da Fernão Dias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.